22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Governo certifica mestres da cultura como patrimônio vivo do Piauí

A solenidade acontece na próxima segunda-feira (26), no Palácio de Karnak.

21/12/2022 às 09h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na próxima segunda-feira (26), em solenidade realizada no Palácio de Karnak, serão entregues os certificados do Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí. A iniciativa, viabilizada por meio do edital Mestre Severo, resultou no reconhecimento, certificação e apoio financeiro aos mestres e grupos folclóricos piauienses.

No geral, 30 mestres ou grupos de cultura foram contemplados. Eles atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo como, por exemplo rabeca, bumba meu boi ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel.

“Será um dia muito simbólico, vamos reconhecer quem faz a cultura do Piauí e reunir a piauiensidade no Palácio de Karnak para dizer que o Governo reconhece esses mestres e nossos grupos folclóricos”, afirma Carlos Anchieta, secretário da Cultura.

Com o aporte financeiro, os artistas e grupos contemplados transmitirão seus conhecimentos e experiências, visando perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva a tradição cultural. A lei contou com a participação efetiva do Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC), que auxiliou na construção da minuta e nos parâmetros abarcados pelo edital.

Para a governadora Regina Sousa, o registro é um marco para a história e cultura piauiense. “Essa lei representa o amparo para pessoas individuais e grupos culturais com tradição e trabalho reconhecido no Estado para que eles possam repassar suas experiências e o fazer cultural para novas gerações”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.