21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Mutirões de cirurgia de catarata beneficiaram mais de 14 mil piauienses

Para 2023, o projeto pretende realizar 27.101 procedimentos cirúrgicos.

22/12/2022 às 11h25
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), beneficiou 14.766 piauienses em todas as regiões do Estado por meio dos mutirões de cirurgias de catarata. Para 2023, o projeto pretende realizar 27.101 procedimentos cirúrgicos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, esta ação foi de suma essencialidade para desafogar a fila de espera para estes procedimentos, além de trazer mais qualidade de vida àqueles que necessitavam voltar a enxergar melhor.

“No começo de 2022, a previsão era a realização de mais de 12 mil cirurgias. Porém, devido à demanda, aprovamos junto à Comissão Intergestora Bipartite (CIB) a realização de mais três mil procedimentos, totalizando 15 mil cirurgias, e após as consultas de triagem 14.766 pacientes passaram por cirurgias, que são fundamentais para trazer mais qualidade de vida para o nosso povo”, destacou o gestor.

Para o ano de 2023, a Sesapi preparou um projeto, que já foi aprovado na CIB, de realização de mais de 27 mil cirurgias de catarata, por meio de mutirões, que serão realizados em todas as regiões do Piauí. “Para ter acesso aos mutirões, a pessoas deve estar inserida na fila de espera, por meio do sistema de regulação estadual, que é feito pelas secretarias municipais de Saúde. No mutirão de catarata, o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos”, explica Neris Júnior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.