21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Regina Sousa recebe homenagem dos profissionais de fisioterapia

A homenagem é um reconhecimento à governadora por sancionar a lei do piso da categoria.

30/12/2022 às 16h45
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A governadora Regina Sousa recebeu nesta sexta-feira (30), no Palácio de Karnak, representantes do Conselho e do Sindicato de Fisioterapia, a classe veio prestar uma homenagem a chefe do executivo estadual pela sanção da lei que estabelece o piso salarial dos profissionais no estado.

“É sempre bom ser homenageada, desde de ontem é muita emoção, então essas coisas eu vejo como algo natural pois eu vim de uma luta de sindicância também e a gente tem que dar o mínimo de segurança jurídica para as categorias, até como senadora eu atendi a demanda de muitas categorias, tivemos apoio do Fábio Novo aqui para os profissionais de fisioterapia mas teve outras demandas que atendemos dos profissionais de psicologia, administração, contabilidade para que esses profissionais tenham o mínimo de segurança jurídica para negociar seus salários quando vão trabalhar com empresas”, disse Regina Sousa, chefe do executivo estadual.

No estado do Piauí são cerca de 4.500 profissionais atuando em hospitais, consultórios e em maternidades, a classe teve atuação imprescindível e necessária durante a pandemia.

Rodrigo Amorim, presidente do Conselho de Fisioterapia, destacou que foram muitas conquistas em 2022 para os profissionais da área e que a classe é grata a governadora pela sensibilidade em aprovar o piso.

“Viemos reconhecer o excelente trabalho que a governadora realizou, um Executivo que voltou seus olhos para a classe trabalhadora, ela teve a sensibilidade de sancionar o piso salarial dos fisioterapeutas, foi um ano também onde foi criada a lei que exige a presença dos fisioterapeutas na maternidade, então foram muitas conquistas que tivemos durante esse ano e não poderíamos deixar de homenagear aqueles que têm uma sensibilidade em olhar para as categorias como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais”.

Auriane Coutinho, presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí, agradeceu a atitude da chefe do Executivo estadual. “Essa lei é muito importante porque ela será um balizador e trará um valor mínimo para a remuneração da categoria, nós temos sofrido ao longo desses anos por causa dessa defasagem salarial e a lei vai trazer uma segurança para que os profissionais tenham um valor mínimo aceitável como remuneração no nosso estado e a gente quer usar esse valor como referência em todo o estado”.

O Deputado Estadual Fábio Novo participou do processo que resultou na vitória da categoria, o deputado destacou que um erro jurídico atrapalhou a aprovação no passado e ressaltou que com a sanção da governado a classe pode agora comemorar.

“Nós tivemos no passado uma primeira lei que foi da nossa autoria aprovando o piso da categoria e depois por um erro jurídico, o que eles chamam de vício de iniciativa, nos tivemos essa lei derrubada pelo Supremo mas agora não corremos mais esse risco de ter esse vício de iniciativa, apresentamos o indicativo que veio para a governadora Regina Sousa, sensibilizamos a governadora e ela devolveu já como lei para a Assembleia Legislativa e está terminando a sua gestão com a lei sancionada e então a partir de 2023 ela começa a vigorar no nosso estado e nós estamos aqui dando um patamar mínimo para que essa categoria seja bem tratada e eu dou aqui um exemplo concreto da importância da fisioterapia.

Durante a pandemia os fisioterapeutas do Piauí foram treinados rapidamente para que eles estivessem nas UTI’s, então eles foram muito necessários, merecem ser reconhecidos e fico muito feliz em ter participado disso”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.