Professores, gestores, alunos, ex-alunos e outros profissionais da educação da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizaram, neste sábado (14), uma ação de busca ativa por mais matrículas na rede estadual. As atividades aconteceram nos municípios de Valença do Piauí, Pimenteiras e Inhuma e incluíram panfletagem, corpo a corpo com a população e muita animação.
A diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Vitória da Costa Lima, Josefa das Neves, relata que a ação aconteceu na Rodoviária de Valença, nos sinais de trânsito e na feira livre. Um ex-aluno da escola, que é músico, se apresentou para animar a mobilização. “Ano passado tínhamos 280 alunos. A meta para 2023 é aumentar o número de matrículas em 20% e conseguir formar quatro turmas de EJATEC, com quatro cursos diferentes: Contabilidade, Administração, Informática e Marketing”, destaca a diretora.
Outra meta é trazer todos os alunos que deixaram de frequentar a escola no ano anterior. “Vamos enviar equipes durante essa semana para os endereços de cada um, identificar os motivos pelos quais deixaram de estudar e tentar convencê-los a voltar para a escola”, completa Josefa das Neves.
A gerente da 7ª GRE, Katia Leite, enfatiza que a escola pública avançou muito nos últimos anos, tanto em qualidade da estrutura, quanto no ensino-aprendizagem.
“Hoje contamos com escolas com reforma e ampliação, com manutenção predial, sendo climatizadas, construção de quadras poliesportivas, equipamentos para os laboratórios de informática e para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), equipamentos e mobiliários para melhor conforto e atendimento aos nossos alunos. Temos também a qualificação dos nossos professores, formação para a equipe gestora. Tudo isso buscando melhorar cada dia mais a Educação Estadual”, explica a gerente.
Busca ativa na Grande Teresina
Em Altos, a equipe da Unidade Escolar Cazuza Barbosa, jurisdicionada à 18ª Gerência Regional de Educação realizou uma busca ativa também na manhã deste sábado, para a oferta de vagas no ensino Médio regular e EJA. “Utilizamos diversas mídias, carro de som, visitas a residências e concentração em pontos estratégicos para divulgação das matrículas. A escola também ofereceu café da manhã a quem compareceu à unidade de ensino para efetuar sua matrícula”, comenta Francisca Lacerda, gerente regional.
Matrículas vão até 20 de janeiro
O secretário de estado da Educação, Washington Bandeira, explica que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem modernizado e facilitado o processo de matrícula para que, no primeiro momento, os estudantes e a família façam de qualquer lugar, pelo sistema on-line, a escolha da escola que deseja cursar ensino Fundamental, Médio, Profissional ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). “No sistema, o candidato à vaga e família podem pesquisar qual escola é mais próxima da sua residência e as vagas disponíveis, realizando sua matrícula e confirmando posteriormente. Facilitando esse processo, buscaremos ampliar o número de alunos matriculados, para que mais piauienses possam ser beneficiados com uma educação de qualidade, que é uma das metas do governador Rafael Fonteles para a educação”, diz.
A Seduc prorrogou as matrículas da rede estadual de ensino até o dia 20 de janeiro com a meta de chegar a 260 mil estudantes. Para fazer a inscrição, o estudante, se maior de idade, ou o responsável devem preencher a pré-matrícula on-line e em seguida comparecer à secretaria da escola selecionada para entrega da documentação exigida.