23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Secretário do Piauí acompanha trabalhos do Departamento de Educação dos Estados Unidos

A visita é parte da agenda da rede de ministros e secretários da Educação da América Latina, a Comunidade Araucária.

27/01/2023 às 11h25
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou, nessa quinta-feira (26), em Washington, nos Estados Unidos, a visita às instalações do Departamento de Educação dos EUA, equivalente ao Ministério da Educação no Brasil. A visita é parte da agenda da rede de ministros e secretários da Educação da América Latina, a Comunidade Araucária.

As políticas de estado e o funcionamento do sistema educacional adotados nos Estados Unidos foram compartilhados com os membros da rede em uma apresentação proferida pelos diretores de Assuntos Internacionais do departamento, em especial com a diretora Maureen McLaughlin, que também é assessora principal do secretário da Educação dos Estados Unidos, Miguel Cardona.

“Está sendo um momento de muita aprendizagem, trocas de experiências e pudemos entender como funcionam as políticas públicas voltadas ao ensino do país e como elas se desenvolvem no sistema educacional norte-americano. Uma oportunidade ímpar para levarmos como inspiração ao contexto educacional do Piauí”, explicou Washington Bandeira.

A agenda de visitas às instituições norte-americanas seguiu com passagens pelo Senado dos Estados Unidos. Os secretários e ministros dos países latinoamericanos foram recebidos pelo senador Tim Kaine, presidente da Comissão de Educação do Senado e especialista em educação técnica.

O secretário Washington Bandeira participa do encontro de ministros e secretários, entre os dias 24 e 27 de janeiro, na Georgetown University, em Washington.

A Fundação Varkey, Comunidade Atenea, Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Fundação Coppel, a Fundação Incluindo México, o Instituto Natura, a solução educacional Ticmas, o BID, a Templeton World Charity Foundation e a Fundação Lemann promovem o evento.

A Comunidade Araucária é a primeira rede de Ministros da Educação da América Latina que reúne representantes do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e México. Além do Piauí, entre os representantes da educação pública no Brasil foram convidados os secretários Raquel Teixeira, do Rio Grande do Sul; Vitor De Ângelo, do Espírito Santo; e Alan Porto, Mato Grosso. Os gestores contam com o apoio das instituições Fundação Lemann e Instituto Natura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.