21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Escultura de Athos Bulcão volta ao Salão Verde da Câmara após ser restaurada

Bruno Spada/Câmara dos Deputados Funcionários da Câmara montam o Muro Escultórico no Salão Verde A Câmara dos Deputados recolocou nesta segunda-f...

31/01/2023 às 10h50
Por: admin Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Funcionários da Câmara montam o Muro Escultórico no Salão Verde - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Funcionários da Câmara montam o Muro Escultórico no Salão Verde - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados recolocou nesta segunda-feira (30) o muro escultórico de Athos Bulcão no Salão Verde. O painel, em madeira, que fica ao lado da entrada do Plenário, foi projetado especialmente para o mobiliário arquitetônico do Legislativo, a pedido de Oscar Niemeyer, nos anos 70.

Durante a invasão da Casa por radicais golpistas, no dia 8 de janeiro, a peça foi amassada e sofreu danos em razão do alagamento do salão, provocado pelo acionamento dos sprinklers.

O presidente da Fundação Athos Bulcão, Paulo Brum, acompanhou a recolocação das peças que compõem o muro, lembrando que o trabalho do artista faz parte da identidade cultural de Brasília e seus monumentos.

Brum parabenizou o trabalho de restauração realizado pelos servidores da Câmara. “Esse pessoal está trabalhando incansavelmente na restauração da obra do Athos como de outros artistas e outros objetos também que foram depredados. É algo que nos emociona muito", disse Paulo Brum.

O muro escultórico montado
O muro escultórico montado - (Foto: Acervo Câmara dos Deputados)

Gabinete do PT
O gabinete do Partido dos Trabalhadores também foi reinaugurado nesta segunda-feira. O local foi totalmente depredado pelos invasores.

O líder do partido na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), iniciou a solenidade afirmando que a reconstrução e a luta sempre fizeram parte da história do partido.

“Hoje é uma data muito emblemática do ponto de vista de enfrentamento à violência: hoje é o Dia Mundial do Enfrentamento à Violência e pela Cultura de Paz. Então, é importante neste momento que nós lutemos contra qualquer tipo de violência”, disse Lopes durante a reinauguração do gabinete.

Ainda durante a solenidade, o cargo de líder do PT na Câmara foi transferido para o deputado Zeca Dirceu (PR).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.