21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Atrativos turísticos para curtir o feriado de carnaval

As cachoeiras são uma atração à parte no Estado e para quem tem espírito aventureiro pode contar com mais de 20 opções para se refrescar.

15/02/2023 às 14h30
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Rico em diversidade, o Piauí tem opções turísticas para todos os gostos. Cultura, belezas naturais, ecoturismo, gastronomia, história, aventura, religiosidade e tudo mais que se possa imaginar e se queira fazer, especialmente em feriados prolongados como o Carnaval, que começa nesta sexta-feira, 17, e vai até a quarta-feira de cinzas.

Se você está em dúvidas sobre qual lugar quer visitar do Piauí neste carnaval, confira algumas dicas:

Para quem gosta de praias, a região litorânea é o destino> Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande têm praias belíssimas, como Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Arrombado, Peito de Moça, Barra Grande, dentre outras maravilhas, como a Lagoa do Portinho, os Lençóis Piauienses e o Delta do Parnaíba, onde você pode se emocionar com a Revoada dos Guarás.

Revoada dos Guarás- Delta do Parnaíba (Foto: Thiago Amaral)
Revoada dos Guarás- Delta do Parnaíba (Foto: Thiago Amaral)

Agora, se você é daqueles que curte lugares mais tranquilos, a sugestão são os parques nacionais, como a Serra das Confusões, Sete Cidades e a Serra da Capivara. Aproveita e passa também no Museu do Homem Americano e Museu da Natureza (MuNa), ambos levam o turista a uma verdadeira viagem no tempo.

Museu da Natureza (Foto: Thiago Amaral)
Museu da Natureza (Foto: Thiago Amaral)
Pedra Furada – São Raimundo Nonato (Foto: Thiago Amaral)
Pedra Furada – São Raimundo Nonato (Foto: Thiago Amaral)

As cachoeiras também são uma atração à parte no Estado e para quem tem espírito aventureiro pode contar com mais de 20 opções para se refrescar e entrar em contato direto com a Natureza. A dica são as cachoeiras da Campeira, Formosa, Tingidor, Santo Antônio, Furnas, Tombador, cachoeira do Urubu, dentre outras. No município de Pedro II, o turista pode encontrar a cachoeira do Urubu-Rei, perene o ano inteiro.

Para o turista que gosta de poesia e cultura, a cidade de Amarante é a indicação perfeita. Localizada a aproximadamente 160 quilômetros de Teresina, a cidade tem muita poesia e história pra contar. Nascida às margens do rio Parnaíba, é a terra natal de importantes políticos e literatos, entre eles o poeta simbolista Antonio Francisco da Costa e Silva. Há ainda uma forte tradição portuguesa muito perceptível em seu casario secular e danças folclóricas, além de belíssimos atrativos como Museus, Mirante e Escadaria, onde é possível ter uma visão panorâmica de boa parte da cidade e ainda uma fábrica de cachaça e Ecoparque.

Amarante (Foto: Thiago Amaral)
Amarante (Foto: Thiago Amaral)

TRADIÇÃO e RELIGIOSIDADE

Os destinos religiosos turísticos do Piauí são referência nacional quando o assunto é viagem em busca pela fé e espiritualidade. O município de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 180 km de Teresina, é o terceiro maior expoente da Região Nordeste. A devoção à Santa Cruz, que dá nome ao município, surgiu há mais de 200 anos, após a instalação de uma cruz no alto de um morro, onde hoje está situada a Igreja Matriz. Além desse, os municípios de Bom Jesus, Oeiras, Floriano são fortes referências na fé que atrai milhares de pessoas.

Oeiras (Foto: Thiago Amaral)
Oeiras (Foto: Thiago Amaral)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade