22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Secretaria de Turismo avalia estruturação dos Cânions do Viana

Em encontro representantes da Setur e do município de Bom Jesus discutiram sobre as principais ações que o local precisa e entregaram projetos para serem executados pela pasta.

23/02/2023 às 12h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado do Turismo, Pablo Santos, reuniu-se com representantes do setor turístico do município de Bom Jesus para tratar sobre a estruturação dos Cânions do Viana, uma das mais belas paisagens da região, que atrai turistas do país inteiro e também de fora do Brasil.

Durante o encontro, foram abordadas as principais ações que o local precisa, bem como foram apresentados projetos para serem executados pela pasta referentes à organização da visitação turística no município, além da construção de guaritas, com ponto de apoio ao turista nos Cânions do Viana.

“São duas guaritas, uma em cada entrada dos Cânions do Viana”, explica o advogado Nadilson Santos, ressaltando que o trabalho de mapeamento e de consolidação do turismo dos cânions tem sido reforçado pela equipe local. “A nossa intenção é mostrar como temos feito para organizar o turismo nos Cânions. Já foram aprovadas a legislação municipal que trata do cadastro de guias e condutores, assim como o cadastro de turistas que visitam o local para termos uma dimensão, tanto da quantidade quanto do perfil dos visitantes. Os Cânions do Viana merecem uma atenção especial para que possamos mensurar, organizar e planejar”, destacou Santos, um dos maiores entusiastas do turismo na região.

 Cânion do Viana (Foto: Thiago Amaral)
 Cânion do Viana (Foto: Thiago Amaral)

“Além da exuberância, sabemos que os Cânions do Viana são também uma das maiores representações do turismo no Piauí. É a nossa história vista ali, um sertão vivo, sendo representado nas suas cores. Nosso compromisso é levar mais estrutura, possibilidades de acesso e condições de visitação para mostrar nossas riquezas para o turista local e para quem vem de fora”, afirma Pablo Santos.

O gestor do Turismo também destacou a importância da aproximação dos gestores municipais com a Setur. “O Piauí é riquíssimo em atrativos e essa reunião, além de tratarmos de questões específicas de Bom Jesus, é para mostrar também que estamos abertos e daremos o apoio que for necessário aos municípios piauienses para fortalecer o turismo nas suas cidades. Essa é a marca da nossa gestão”, diz, destacando que a equipe técnica da Secretaria já está desenvolvendo uma série de atividades voltadas para os municípios e para a integração destes com a Secretaria.

Cânions do Viana (Foto: Thiago Amaral)
Cânions do Viana (Foto: Thiago Amaral)

Para o coordenador de Planejamento da Setur, Edson Correia, a ação do município dentro desse processo de estruturação é importante para a realização de um trabalho em conjunto.

“A importância maior é do município, de organizar-se internamente dentro de um processo de gestão, criando sua estrutura de turismo. Bom Jesus tem uma característica ímpar e agrega todo um processo econômico, o que fortalece o turismo local”, disse.

Já o turismólogo Alex Albuquerque reitera que o Piauí é um estado rico em grandes oportunidades e que é preciso incentivar os municípios na qualificação e desenvolvimento de projetos.

“Bom Jesus faz parte do Polo das Nascentes, é líder naquela região e está no Mapa do Turismo Brasileiro. Nós, da Setur, apoiamos esses municípios. É uma determinação do governador Rafael Fonteles que possamos desenvolver os polos de Turismo e prepararmos as governanças municipais para fortalecimento e fomento do turismo no nosso estado”, afirma Alex, ressaltando que a Setur já está se organizando para a realização de um Seminário Estadual do Turismo, no qual será possível reunir gestores municipais e representantes do turismo para alinhar ações voltadas para o setor.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.