22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Podcast estreia nos 200 anos da Batalha do Jenipapo

Podcast "Jenipapo 200 Anos" mostra detalhes do confronto que mudou os rumos do Brasil

10/03/2023 às 15h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A Batalha do Jenipapo foi o combate que definiu o futuro do Brasil”. A frase do historiador Johny Santana, que participa do Podcast Jenipapo 200 Anos, destaca a importância deste evento histórico que traçou os rumos da independência do país. Em um cenário onde Portugal lutava pelo controle do Norte e Nordeste, o povo mostrou que é “forte e retumbante” e que “vendo a pátria pedir liberdade, o primeiro que luta é o Piauí”.

No dia 13 de março de 2023, ano do bicentenário da Batalha do Jenipapo, acontece a estreia do podcast inédito. No primeiro episódio, Johny Santana, historiador pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi), mostra os frutos de um pesquisador dedicado à história do confronto e de como ele influenciou todo o Brasil. A produção, gravada no Estúdio da TV I, será distribuída gratuitamente nas plataformas de streaming, com foco na distribuição do material em rádios e escolas.

O tema central é a batalha, que ocorreu em Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo, entre tropas portuguesas e sertanejas. Dizem os mais velhos que a batalha manchou o leito do rio de vermelho. Não é à toa que é considerada uma das lutas mais sangrentas em solo brasileiro. “Não estamos estudando História do Piauí, é História do Brasil no Piauí. Sem um exército para combater Fidié, o Brasil ficaria dividido entre Norte e Sul”, revela Johny.

De 1823 para cá, muita coisa mudou no Piauí, mas as marcas da batalha permanecem na cultura, na memória e na ancestralidade. A forte influência de Portugal, que está presente até mesmo no nome de Campo Maior, uma inspiração que veio de uma homônima vila alentejana, é uma delas.

O projeto é fundamental para a educação e a própria identidade do Piauí. “Nós estamos falando do início da sociedade piauiense. A história da batalha é sobre o povo que disse não em um ato verdadeiramente patriota, que trouxe liberdade e mostrou a ousadia da pessoas”, considera o historiador.

O Podcast Jenipapo 200 Anos, uma produção da Monteiro & Bezerra LTDA, apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Piauí, vem para exaltar os registros de um povo que é batalhador por vocação. A série, dividida em seis episódios, apresentada pela jornalista Cinthia Lages, vai trazer recortes da luta nunca antes abordados em uma produção audiovisual, a partir de entrevistas com quem entende do assunto.

Podcast resgata a história da Batalha do Jenipapo
Podcast resgata a história da Batalha do Jenipapo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade