22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Plinio Valério defende presidente do Banco Central

Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que vem ...

23/03/2023 às 17h05
Por: admin Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que vem sendo criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vários integrantes do PT pedem a saída de Campos Neto do cargo, especialmente após a decisão do banco de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Plínio Valério disse que Roberto Campos Neto está sendo utilizado como "bode expiatório". E ressaltou que o presidente do Banco Central não é o responsável pela definição da política monetária, e sim o Conselho Monetário Nacional. Portanto, argumentou o senador, "o alvo está errado". — E, se o presidente Lula quiser exonerar o Roberto Campos, que encontre motivos, mas os envie para o Senado, porque é aqui nesta Casa que se julga se procede ou não esse tipo de pedido — declarou Plínio ao lembrar que um pedido de exoneração do presidente do Banco Central tem de passar pela análise do Senado. Ingerência Ao criticar tentativas de ingerência política no Banco Central, Plínio voltou a defender a autonomia dessa instituição — estabelecida pela Lei Complementar 179/2021, que teve origem em projeto de autoria do próprio senador. Ele afirmou que "o Senado, quando aprovou essa lei, fez história; é um grande avanço institucional". — Amanheci feliz, muito alegre por ver as críticas que o PT faz em relação à autonomia do Banco Central. Eu sou daqueles que, quanto mais o PT critica, mais alegre fica, por ter a certeza de que essa lei veio para ficar. (...) Dúvidas eu não tinha, mas, se as tivesse, agora eu passaria a ter certeza de que nós fizemos a coisa certa.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.