22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Projeto escolar reforça a importância de uma alimentação saudável para a saúde

O projeto teve início na sala de aula, com o objetivo de propor o aprofundamento sobre alimentos funcionais.

24/03/2023 às 14h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Estudantes da Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho, localizada no município de Bom Jesus, desenvolveram o projeto “Alimentação Balanceada e Atividade Física São Fundamentais para a Saúde”, como parte da Trilha de Aprendizagem intitulada Cyber Mais, que tem como disciplina a Educação Física. O projeto tem como objetivo refletir e argumentar sobre a importância de uma alimentação saudável, com medidas que visam hábitos alimentares mais adequadas através de uma alimentação mais saudável.

De acordo com a professora de Educação Física, Fabiana Araújo, o projeto começou na sala de aula, com o objetivo de propor o aprofundamento sobre alimentos funcionais. Ela reforça a importância da temática da saúde para os estudantes. “Iniciamos esse estudo para que os alunos pudessem entender que uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos beneficiam até mesmo o desempenho escolar, já que o consumo de alimentos nutritivos aumenta a capacidade de concentração e raciocínio, melhora o humor e aumenta a disposição”, afirma.

Dentre as ações desenvolvidas com o projeto, estão a elaboração de uma pesquisa, identificando os alimentos mais comuns geralmente consumidos durante o dia; a produção de um folder e distribuição na comunidade escolar e no grupo ao qual foi elaborada a pesquisa, informando um cardápio orientando sobre uma alimentação saudável; a construção de um planejamento alimentar, com o mínimo de alimentos industrializados, demonstrando como se constitui uma alimentação balanceada, contendo os principais nutrientes e a confecção de uma pirâmide alimentar, expondo alimentos conforme o nutriente que aparece em maior quantidade e explicando sobre sua elaboração.

“Depois de trabalharmos os grupos de alimentos, desenvolvemos uma pesquisa dentro da comunidade escolar sobre quais são os alimentos mais comuns nas residências, com qual frequência essa comunidade consome frutas, qual frequência consome frituras e doces, e outras perguntas pertinentes. Depois detectamos os principais erros na alimentação e tentamos demonstrar através de exemplos reais o que de fato é uma alimentação saudável, levamos alimentos que compõem as principais refeições, um folder explicativo sobre alimentação saudável e o resultado da pesquisa e através da pirâmide moderna mostramos como se distribuem os  nutrientes e complementamos com uma apresentação de dança, para mostrar que a atividade física e alimentação saudável caminham juntas”, explica a professora acerca da realização do projeto com os alunos.

Projeto escolar reforça a importância de uma alimentação saudável para a saúde
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.