22°C 30°C
Piripiri, PI
Publicidade

Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitam escola e homenageiam alunos de Castelo do Piauí

A escola está em fase final de obras, que incluem ampliação da quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, laboratório de ciência e informática e refeitório. 

24/03/2023 às 21h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Os expressivos resultados da Rede Estadual de Educação em Castelo do Piauí, que fica a 185 km de Teresina, foram celebrados durante agenda do governador Rafael Fonteles nesta sexta-feira (24), no município.

Acompanhado do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o chefe do Executivo verificou o andamento da obra no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso. A escola recebe atualmente investimentos orçados no valor de R$ R$ 1.839.147,57.

A escola está em fase final de obras, que incluem ampliação da quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, laboratório de ciência e informática e refeitório.

O governador Rafael Fonteles afirmou que a escola tem resultados brilhantes pelo engajamento da comunidade escolar e agora tenderá a ampliar esses resultados diante da reforma que está sendo executada.

“Vamos colocar o ensino técnico integrado com o ensino regular. Os alunos vão aprender as disciplinas básicas e da área de tecnologia da informação que são essenciais para o desenvolvimento do estado. Ao longo dos próximos quatro anos, vamos chegar a 200 escolas de tempo integral, pois este investimento é o passaporte para o futuro do Estado com o ensino integral e técnico”, declarou Rafael Fonteles.

Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitam escola e homenageiam alunos de Castelo do Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário Washington Bandeira destacou a intenção de entregar a reforma e ampliação da escola no prazo de 60 dias, para que os estudantes tenham ainda melhores resultados com a nova estrutura.

“Esta é uma escola referência e inspiração e isso se deve à gestão escolar, professores e, em especial, aos alunos protagonistas dessas transformações que conseguimos realizar por meio da educação. O Ceti Cônego Cardoso é uma escola com excelência, vide os resultados do Francisco Rafael, aprovado em Medicina na UFPI. Temos certeza de que virão resultados mais significativos com a reforma e a ampliação. Fico feliz por participar desse momento de celebrar a excelência dos estudantes que têm potencial incrível, e com a estrutura adequada, podem sonhar grande”, incentivou o secretário.

Transformado em escola de tempo integral em 2016, o Ceti Cônego Cardoso possui 299 alunos matriculados no Ensino Médio e tem nota 5,0 no IDEB.

A diretora da escola, Socorro Soares, celebrou a visita dos gestores estaduais que foram até a instituição de ensino para também homenagear seus estudantes.

“É um momento de homenagear os alunos pelo desempenho em vestibulares e olimpíadas. Outro fato a comemorar é a tão sonhada obra de reforma do Cônego Cardoso, que está sendo quase finalizada. Então, a comunidade ganha, os alunos ganham, a cidade como um todo ganha”, observou a diretora, que destacou o regime de tempo integral, que traz todo um diferencial na preparação do aluno.

Premiação dos estudantes

As conquistas dos estudantes foram destaque com a entrega de medalhas e troféus durante a visita do governador Rafael Fonteles e do secretário da Educação, Washington Bandeira. Sete estudantes foram homenageados pelos resultados positivos em olimpíadas do conhecimento em 2022.

Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitam escola e homenageiam alunos de Castelo do Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Entre os nomes homenageados está Francisco Rafael Gomes Lima. O aluno concluiu o Ensino Médio na escola e acaba de ser aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Francisco Rafael recebeu as premiações por ser duas vezes medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2021 e 2022; medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); medalhista de prata na Olimpíada Piauiense de Química (OBQ-PI) e medalhista de bronze no Torneio de Educação Financeira.

“Para alcançar bons resultados, sempre precisamos da estrutura adequada disponibilizada pela escola. Tem alunos que são talentosos em diversas áreas e ter este incentivo para todo o estado fará a diferença. Eu também fico feliz pelo reconhecimento dos meus estudos”, disse Francisco Rafael.

Outro estudante agraciado com menção honrosa na OBMEP foi David Reron. O estudante conquistou aprovação no curso de Física na Universidade Aberta do Piauí (UAB/UFPI) e Matemática na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele também celebrou a nova estrutura da escola que está em andamento.

“É muito importante esse reconhecimento dos alunos pela escola, para que seja um incentivo aos próximos, pois sabendo que eles conseguirão chegar a essa marca, eles vão ter um reconhecimento tanto dos pais quanto da escola, ter uma boa premiação e isso é importante também para formação profissional deles. A estrutura da escola é muito importante para incentivar a estudar, porque um local adequado, querendo não, traz mais incentivo para que eles possam ingressar na carreira profissional,” detalhou. David Reron.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade