22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi realiza oficina durante Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde

O objetivo é orientar os municípios sobre como atingir as metas dos indicadores do Previne Brasil e definir estratégias para melhorar os resultados do programa.

05/05/2023 às 18h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A equipe da Gerência de Atenção Primária, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou, nesta quinta-feira(04), oficina sobre o programa Previne Brasil, durante o VI Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde.

De acordo com a gerente de Atenção Primária da Sesapi, Bhassia Barroso, a oficina teve como objetivo orientar os municípios sobre como atingir as metas dos indicadores do Previne Brasil e definir estratégias de como melhorar os resultados do programa. O palestrante foi o mestre em gestão em saúde, Diego Maurício Portela Dutra.

“Na oficina contamos com a participação de gestores de vários municípios e pudemos debater os objetivos para melhorar o desempenho/nota na Atenção Primária. Tratamos ainda dos conceitos que impactam direta ou indiretamente no alcance dos indicadores, em especial os relacionados ao processo de trabalho, inserção de dados em sistemas de informação e avaliação e monitoramento do serviço”, explica a gerente.

O programa Previne Brasil estabelece as formas de repasse das transferências para os municípios, com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O programa equilibra valores financeiros referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, com o grau de desempenho assistencial das equipes.

“O compromisso da Sesapi é levar mais a qualificação e cooperação para as equipes municipais de saúde de todo o Piauí, estando de portas abertas para oferecer todo apoio necessário”, finalizou a gerente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.