21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Rafael Fonteles anuncia concursos com 160 vagas para docente e técnico da Uespi

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) deve publicar os editais ainda nesta segunda (15).

15/05/2023 às 13h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (15), a realização de concursos públicos para cargos de nível médio e superior para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ao todo, serão 160 vagas ofertadas para o quadro efetivo da instituição, sendo 85 para docentes e 75 para técnicos. O investimento total é de R$ 7.991.203,81.

Os concursos fazem parte das melhorias anunciadas pelo governador ainda no início de sua gestão. Considerada uma das prioridades, a Uespi já foi beneficiada, anteriormente, com a ampliação e reajuste debolsas de pesquisaeauxílios alimentação e moradia. A instituição  também teveinvestimento de R$ 66 milhõesanunciado para ampliação, modernização e reforma de 12 campi da universidade, sendo dois em Teresina e outros 10 no interior. Em breve, serão anunciados, ainda, novos cursos sintonizados com o setor produtivo e as potencialidades do Piauí.

Segundo o governador, grandes investimentos na Uespi e na educação piauiense em todos os níveis são imprescindíveis para o desenvolvimento do estado. “Não existe crescimento sem investir em educação, ciência, tecnologia e inovação, por isso temos trabalhado bastante para desenvolver a nossa educação, com escolas em tempo integral e com a nossa Uespi cada vez maior, moderna e forte”, disse Rafael Fonteles.

Rafael Fonteles anuncia concursos com 160 vagas para docente e técnico da Uespi
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os certames anunciados pelo governador buscam admitir 39 professores em regime de tempo integral – TI (40h) e outros 46 de tempo parcial – TP (20h). Das 85 vagas ofertadas, 60 são direcionadas a professores auxiliares (especialistas) e 25 para assistentes (mestres). Em relação aos profissionais técnicos, o concurso busca a contratação de 30 analistas de gestão administrativa universitária (nível superior) e mais 45 assistentes (nível médio). Após o resultado e a nomeação dos profissionais aprovados, prevista para o fim deste ano, a Uespi saltará de 910 professores efetivos para 995. Além disso, eleva o número de profissionais técnicos de 311 para 386.

Segundo o reitor da Uespi, Evandro Alberto, aumentar o quadro efetivo da instituição irá proporcionar melhores condições de aprendizagem aos alunos, além da prestação de melhores atendimentos e serviços ao público em geral. “Os concursos têm como objetivo prover a quantidade de professores necessária para melhor atender aos nossos alunos, suprindo determinados campi e cursos em que há essa necessidade. Além disso, iremos recompor o nosso quadro de técnicos, com o objetivo de atender melhor a todos”, disse o gestor.

Rafael Fonteles anuncia concursos com 160 vagas para docente e técnico da Uespi
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí, os concursos terão os editais publicados ainda nesta segunda-feira (15). O resultado final do certame para docentes será divulgado no mês de setembro. Logo após, em novembro, é a vez dos técnicos terem acesso ao resultado. As inscrições para docentes poderão ser realizadas entre os dias 2 de junho e 3 de julho. Já os técnicos têm de 20 de junho a 28 de julho para garantir a participação no certame.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.