21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Farmácia do Povo e HILP promovem treinamento para farmacêuticos sobre PCDT de Raquitismo e Osteomalácia

Burusumabe é uma nova medicação adotada pelo Ministério da Saúde para o tratamento destas patologias.

23/05/2023 às 18h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Farmácia de Medicamentos Especializados e o Hospital Infantil Lucídio Portela discutiram, nesta terça-feira (23), os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Raquitismo e Osteomalácia e a aplicação do Burusumabe, nova medicação adotada pelo Ministério da Saúde para o tratamento destas patologias.

A distribuição do medicamento começa a ser feita em todo Brasil e segue os protocolos nacionais e estaduais de cada unidade em Assistência Farmacêutica.

De acordo com o coordenador da Assistência Farmacêutica, Orlean Mota, o medicamento é novo e os processos para solicitá-lo já podem ser feitos pelo usuário. “Já está disponível em nosso site o protocolo para fazer o cadastro”, informa o coordenador.

A farmacêutica Ultraganyx, fabricante do Burusumabe, esteve presente e foi responsável por explicar todo o PCDT e a implantação da medicação.

Franciele Rios, responsável pelo departamento médico da farmacêutica, afirma que a chegada do medicamento diminui o tempo de acesso ao tratamento.

“Por estarmos com o Burusumabe através do PCDT como primeira escolha, isso vai ajudar os pacientes a ter acesso mais fácil”, informa.

Para dar entrada no processo de recebimento da medicação, basta o paciente dirigir-se a uma das unidades da Farmácia de Medicamentos Especializados levando a documentação necessária que está no Guia de Orientação da patologia.

Esta documentação pode ser facilmente retirada no site da Assistência Farmacêutica www.saude.pi.gov.br/assistenciafarmaceutica, na aba documentos, ou o mesmo com o especialista no momento da consulta.

O raquitismo é uma doença óssea que afeta crianças através da deficiência de vitamina D ou de cálcio. Já a osteomalácia tem características semelhantes, mas a principal diferença entre elas é que ocorre após o término do crescimento atingindo a porção corticoendosteal do osso.

O tratamento prévio com o uso da medicação e o acompanhamento com o profissional de saúde ajuda significativamente ao paciente ter uma vida mais digna e saudável, podendo fazer suas tarefas diárias normais e se locomover sem dificuldades.

Farmácia do Povo e HILP promovem treinamento para farmacêuticos sobre PCDT de Raquitismo e Osteomalácia
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade