22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comissão técnica piauiense participa de evento internacional sobre tecnologia

A 9ª edição da e-Governance Conference acontece na Estônia e contará com a participação de equipe técnica da ATI

24/05/2023 às 14h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí foi convidado para participar da 9ª edição da e-Governance Conference, que acontecerá entre os dias 28 de maio e 2 de junho, na Estônia, país do leste europeu.
Organizada pela e-Governance Academy e em sua 9ª edição, a e-Governance Conference é o principal evento mundial na área de governança digital, que reúne estrategistas do setor público, tomadores de decisão e implementadores de políticas de tecnologia em organizações públicas e privadas em todo o mundo, e que se encontram para traçar um caminho futuro para a transformação digital.

A comissão piauiense é formada por diretores, técnicos operacionais e jurídico da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), que integrarão o evento por meio da Estônia Hub, empresa estoniana que organiza missões, eventos internacionais e intercâmbios de tecnologia pelo mundo todo.

Durante a e-Governance Conference serão realizadas importantes explanações sobre a tecnologia X-VIA, que está em processo de implantação no Piauí.

“Faremos uma imersão in-loco com a empresa RW3 sobre todos os processos burocráticos que envolvem a execução dessa tecnologia no Piauí, até para conhecermos de perto o que o estado está adquirindo, precisamos acompanhar a prática desses sistemas e processos, verificando se a empresa realmente entregará aquilo que compramos e isso é fundamental, juridicamente falando, para que haja ainda mais transparência nesse contrato de aquisição da tecnologia”, afirmou Francisco Daniel, chefe do setor jurídico da ATI e fiscal do contrato entre o Governo e a X-VIA.

 

Missão técnica e operacional

A equipe técnica da ATI fará o reconhecimento operacional das ferramentas a serem implantadas no Piauí para a execução do Governo Digital. A tecnologia utilizada no Piauí é a mesma da Estônia. No Brasil ela já está em uso também no estado do Mato Grosso.

“Chamada de X-Road ou X-VIA, essa rede possibilita o compartilhamento de dados entre sistemas de maneira segura, onde cada proprietário dos dados determina quais informações estão disponíveis e quem tem acesso a eles através de padrões de desenvolvimento de software. Existem padrões próprios para esse sistema e é isso que vamos aprender de perto. Além disso, mesmo ao final do contrato com a empresa detentora dessa tecnologia, o Piauí fará a incorporação do código fonte desse sistema. Dessa forma, é preciso que a equipe técnica esteja munida de todo esse conhecimento”, afirmou Wagner Borges, diretor de Transformação Digital da ATI.

Durante a e-Governance Conference também ocorrerão momentos para troca de experiências e aprendizados sobre modelos de negócios na área de tecnologia, voltada para entes públicos e privados.

“A ATI está deixando de ser uma autarquia para se tornar empresa pública e é de suma importância que possamos conhecer modelos de sucesso nessa área para alavancar esse trabalho na ATI”, concluiu José Alves, Diretor Técnico da ATI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade