22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comissão aprova incentivo a mobilidade não motorizada em campanhas de trânsito

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Alfredinho: proposta tem potencial para propagar a importância do transporte não motorizado no cotidiano A...

26/05/2023 às 12h45
Por: admin Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Alfredinho: proposta tem potencial para propagar a importância do transporte não motorizado no cotidiano - (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)
Alfredinho: proposta tem potencial para propagar a importância do transporte não motorizado no cotidiano - (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 136/22, que inclui o incentivo à mobilidade ativa ou não motorizada no rol de temas obrigatórios das campanhas anuais de trânsito. O texto insere o dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O relator, deputado Alfredinho (PT-SP), defendeu a aprovação do texto. “A necessidade de usar mais e de uma maneira melhor a mobilidade ativa é reconhecida mundialmente, e a proposta tem potencial para propagar a importância do transporte não motorizado no cotidiano do meio urbano”, afirmou o relator.

Para o autor da proposta, o ex-deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), a opção por formas de mobilidade que utilizem unicamente meios físicos do ser humano – como andar a pé ou de bicicleta, skate ou patinete – permite menor uso dos transportes de massa, evitando aglomerações e promovendo alternativas mais sustentáveis.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.