21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Secretarias discutem integração de protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual no estado

De acordo com dados da Coordenação de Saúde da Mulher, os serviços SAMVIS e SAVIS já realizaram 845 atendimentos às vítimas de violência sexual no Piauí.

31/05/2023 às 15h20
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria das Mulheres, Polícia Militar e Secretaria Estadual da Educação (Seduc) se reuniram na manhã desta quarta-feira (31), para um primeiro encontro focado em definir um protocolo integrado de atendimento as vítimas de violência sexual dentro do estado. O intuito é de que todos os órgãos que compõem o Sistema Integrado de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual (SIPEVS) fortaleçam os serviços prestados às vítimas de violência sexual a fim de unificar o atendimento e traçar ações que possam reduzir a violência sexual no Piauí.

Atualmente, a Sesapi conta dentro de sua rede, com o Serviço de Atendimento as Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS) em Teresina e os Serviços de Atendimento as Vítimas de Violência Sexual (SAVIS) em Parnaíba, Floriano, Bom Jesus, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato e Campo Maior.

Auzeni Moura Fé, coordenadora da Saúde da Mulher na Sesapi, destaca que integrar os serviços permitirá o estado a ter um atendimento de maior qualidade às pessoas vítimas de violência sexual no estado.“Ter esses serviços atuando de forma integrada permitirá o estado ter um atendimento mais humanizado e de maior qualidade para as vítimas de violência sexual. Teremos um fluxo para os pacientes terem um acesso mais rápido aos serviços, além de cada área ter seu momento de atuação mais  definida, podendo traçar estratégias precisas que melhorem suas áreas de atuação”, destacou a coordenadora.

De acordo com dados da Coordenação de Saúde da Mulher, os serviços SAMVIS e SAVIS já realizaram 845 atendimentos às vítimas de violência sexual no estado. “Queremos reduzir esses números e ter esses serviços integrados em um fluxo bem organizado, vai nos ajudar nessa missão. Os órgãos agora vão analisar seus fluxos de atendimento e no próximo momento, vamos nos reunir para determinar como cada serviço irá se integrar ao protocolo de atendimento”, finalizou Auzeni Moura Fé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade