22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi discute certificação da transmissão vertical do HIV e Sífilis

O evento acontece na próxima sexta-feira, 2, no auditório da APPM

31/05/2023 às 15h20
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Atenção às Doenças Transmissíveis, vai realizar na próxima sexta-feira (2), no auditório da APPM, o I Seminário de Mobilização para Certificação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis.

O seminário é destinado aos secretários municipais de saúde e gestores municipais da Atenção Básica, Vigilância, Assistência Hospitalar.

O objetivo do evento é discutir o cenário epidemiológico do HIV e da Sífilis em gestantes e crianças, além dos critérios para certificação e selo de boas práticas.  Será enaltecida também a importância de dados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e do alcance dos indicadores de desempenho do Previne Brasil (HIV e Sífilis) como ferramentas importantes para a Certificação.

A sífilis e a infecção pelo HIV são doenças sexualmente transmissíveis (IST) que podem ser repassadas verticalmente durante a gestação, na ausência de tratamento oportuno e adequado.

A taxa estimada de transmissão vertical do HIV pode chegar a 30% quando não é utilizada a terapia antirretroviral. No entanto, se adotada a profilaxia e demais medidas preventivas, essa taxa é reduzida para menos de 2%, principalmente quando não ocorre a amamentação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.