22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

CGE capacita 50 servidores do Estado sobre formação e pesquisa de preços

A capacitação foi voltada aos profissionais que atuam em setores de licitações, gerências administrativas e unidades afins.

02/06/2023 às 08h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, promoveu, nessa quinta-feira (1), o treinamento em ‘Prática em Formação e Pesquisa de Preços’ voltado a servidores das Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da Educação (Seduc), da Administração (Sead) e da Justiça (Sejus).

A capacitação, mediada pelo auditor governamental Lauro Leal, contou com a participação de cerca de 50 servidores do Estado que atuam em setores de licitações, gerências administrativas e unidades afins.

O auditor governamental Darcy Siqueira, setorial na Sejus e na Sasc, abriu a apresentação e destacou o objetivo da capacitação. “Como auditores setoriais, sentimos a necessidade de capacitar os servidores que atuam na parte operacional das secretarias, especialmente as que trabalham com licitação e áreas afins, para que melhorem as pesquisas e formação de preços nas contratações públicas. Encontramos entre os auditores da CGE o Lauro, auditor setorial na Seduc, capacitado para dar esse treinamento, e ele se dispôs em passar essa primeira parte, que é a fundamentação teórica e uma parte prática, de ensinar os caminhos para fazer essa pesquisa de preços nos bancos públicos. Nosso intuito é que, ao melhorar a parte operacional, conseguiremos fazer com que os processos fiquem mais robustos e, consequentemente, facilite a análise da CGE e da PGE, evitando o retrabalho”, afirmou o auditor.

A analista Ana Paula Félix, que atua no setor de Pesquisa de Mercado na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), disse que a capacitação “transmite segurança jurídica e técnica para a realização das nossas funções no cotidiano administrativo”.

“É de suma importância as capacitações ministradas pela CGE-PI direcionadas aos servidores do Estado do Piauí no tocante aos procedimentos legais e técnicos na elaboração da pesquisa de mercado, vez que as contratações públicas são os principais meios de utilização dos recursos públicos. Desse modo, é imprescindível que os agentes públicos sejam capacitados para exercerem suas funções sob a égide dos princípios constitucionais. A pesquisa de mercado ainda é um procedimento negligenciado pelos órgãos públicos e a forte atuação da CGE/PI nas auditorias e capacitações dos servidores reforça a importância dessa etapa administrativa que requer umaexpertisedo agente público e tempo para realizar o levantamento de mercado de forma correta, com qualidade e alicerçado nas normas que lastreiam todo o procedimento”, ressaltou.

O auditor Lauro Leal destaca a importância da capacitação para aprimorar a gestão e alcançar objetivos pretendidos na administração pública. “Esse diálogo que temos com os servidores é essencial, pois essa troca de experiências contribui para a construção de um entendimento único, alinhado a todos os parâmetros de boas práticas de governança, boas práticas administrativas, com a legislação aplicada, com as principais decisões da gestão a respeito do tema, para atingir o principal objetivo que é o interesse público, ou seja, que as políticas públicas se tornem efetivas, eficazes e eficientes”, afirmou o mediador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.