22°C 38°C
Piripiri, PI
Publicidade

Profissionais que vão atuar na Carretinha da Saúde embarcam para Bom Jesus

O atendimento aos pacientes inicia nesta segunda, dia 3, no município de Bom Jesus.

02/07/2023 às 11h45
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Os profissionais que vão atuar na Carretinha da Saúde, em Bom Jesus, embarcaram na manhã deste domingo, dia 2. O atendimento aos pacientes inicia nesta segunda, dia 3. Entre os serviços oferecidos pela Carretinha da Saúde estão os odontológicos e oftalmológicos. O veículo dispõe ainda de consultas e exames audiométricos, realizados por fonoaudiólogos. Os horários dos atendimentos são de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A carretinha está estacionada na Praça da Catedral, no centro da cidade. No sábado, o serviço foi lançado oficialmente em Bom Jesus pelo governador Rafael Fonteles; o secretário de saúde Antonio Luiz, e os superintendentes Dirceu Campêlo e Leila Santos.

Serão atendidas crianças de 0 a 6 anos. As consultas são agendadas via município e devem beneficiar 267 pacientes até o dia 7 de julho só de Bom Jesus.

Para a região da Chapada das Mangabeiras, o serviço beneficiará 21 municípios com uma expectativa de mais de 5.700 crianças atendidas.

Isis Beatriz Costa, fonoaudióloga que vai atuar na carretinha, fala da importância do diagnóstico precoce de eventuais problemas auditivos.

“O serviço de triagem auditiva é importante para detectar problemas auditivos de forma precoce e evitar que eles interfiram no desenvolvimento da linguagem”, afirma.

A Carretinha da Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância.

O investimento estimado no serviço para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

“Estamos iniciando um serviço de grande importância para a saúde, que vai mudar a vida de nossas crianças”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Os municípios são responsáveis por mobilizar e deslocar as crianças até os locais de atendimento. Após o diagnóstico, dependendo de cada caso, a criança será encaminhada para exames mais específicos ou para o recebimento de óculos de grau.

“A saúde avança cada vez mais pelo interior do estado. Estamos descentralizando serviços e levando uma melhor qualidade de vida às pessoas, em especial às nossas crianças”, afirmou o secretário.

Ainda nesta semana, no dia 4, a segunda unidade da carretinha iniciará os atendimentos no município de Luís Correia, na região Norte do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade