Cinco estudantes do acidente envolvendo um ônibus escolar sofreram traumatismo craniano, segundo a direção do Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. Uma adolescente morreu e 28 estudantes e um monitor ficaram feridos.
De acordo com a Prefeitura de José de Freitas, 32 crianças e adolescentes, entre 12 a 16 anos, estavam no ônibus no momento do tombamento. O veículo estava a caminho da Escola Municipal José Amado De Oliveira, zona rural, quando tombou.
Ao todo, 23 estudantes foram transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Até às 19h30, 16 pacientes deram entrada na unidade de saúde, o atendimento foi prioritariamente pela emergência infantil.
"Os demais estudantes ficaram em observação em José de Freitas, foram medicadas e liberadas. Duas pacientes com quadro leves ficaram no Hospital Nossa Senhora do Livramento. Os pacientes transferidos, a maioria teve fratura na clavícula, mas tivemos cinco que sofreram traumatismo craniano", informou a diretora Lais Noleto.
Dos pacientes atendidos no HUT, nove pacientes foram liberados e um paciente apresentou indicação cirúrgica de emergência. Os demais apresentam escoriações e fraturas ortopédicas, nenhuma exposta, e seguem em acompanhamento.
A Polícia Civil investiga as causas do tombamento do ônibus escolar na zona rural de José de Freitas, a 44 km de Teresina. O delegado André Moreno confirmou que boletim de ocorrência foi registrado e o motorista do ônibus se apresentou na delegacia.
"Por ser crime culposo e pela apresentação espontânea não cabia a prisão em flagrante. A perícia foi acionada, vamos ouvir todos os envolvidos e apurar o que aconteceu para saber se houve crime de fato ou foi apenas um acidente", informou.
Em nota, a Prefeitura de José de Freitas lamentou o acidente e informou que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos e a devida responsabilização dos eventuais responsáveis.
Nota da Prefeitura de José de Freitas
A Prefeitura Municipal de José de Freitas lamenta profundamente o acidente ocorrido com um ônibus escolar na tarde desta quinta feira, em uma estrada da zona rural do município.
Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.
O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo. Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.