A noite desta quinta-feira (24) foi especial para os estudantes da Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada na cidade de Arraial do Piauí, a 221 quilômetros da capital Teresina. Os 19 estudantes da turma de Atendimento de Educação Especial (AEE) participaram do leilão de obras arte em tela, resultado do projeto 'Arte é inclusão’.
As peças leiloadas foram as telas com temáticas livres produzidas durante dois meses de trabalho pelos estudantes com necessidades especiais. Sob orientação da professora da turma, Antônia Morais, e com apoio da gestão escolar e da 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), os estudantes têm encontrado na pintura o estímulo para desenvolver suas habilidades e melhorar no rendimento escolar.
Ednólia Pereira, gestora escolar da U.E. Gonçalo Nunes, explica que a atividade tem como objetivo mostrar as potencialidades e habilidades de alunos com necessidades especiais. "A partir das atividades na escola percebemos que a pintura tem auxiliado no desenvolvimento motor, intelectual e na concentração maior que é o habitual dos alunos. As telas pintadas pelos nossos alunos provam para a sociedade que as pessoas com necessidades especiais são capazes de ser e de fazer o que desejam quando se tem apoio”, comentou.
A comunidade de Arraial do Piauí prestigiou a noite de exposição das pinturas e arrematou os quadros, que tiveram seus valores estipulados segundo a técnica empregada e o tamanho da tela. Todos os valores obtidos no leilão serão revertidos em ações que envolvem os alunos.
“O leilão foi organizado de forma a contemplar todos os artistas, pois ficaram expostas ao público todas as peças e as obras artísticas variaram pelo tamanho e grau de dificuldade da pintura. Os alunos sentiram, por meio desta ação, a emoção de ser protagonistas das suas próprias histórias e esta noite será o início de uma evolução sem limites”, relatou Ednólia.
Talentosa, a pintora Anahy Leandro de Brito Santos, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, participou do leilão e teve a sua obra arrematada entre os maiores valores da noite. “Eu me senti muito feliz por ver tantas pessoas querendo comprar um quadro pintado por mim", disse a estudante.
A integração entre escola, alunos e familiares também fez parte da programação da noite do projeto 'Arte é inclusão’. “A primeira ação já foi executada na noite da pizza. Reunimos a turma, seus familiares e equipe da escola em um momento de confraternização em razão do sucesso do nosso evento”, comemorou.