O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen) recebeu mais uma certificação de excelência. Desta vez foi do Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Laboratórios da Rede do Departamento de DST Aids e Hepatites Virais. A certificação abrange uma ampla gama de testes, incluindo sorológicos para hepatites virais, HIV e sífilis, testes moleculares de carga viral do HIV, vírus das hepatites B e C, genotipagem do HIV e contagem de células CD4/CD8.
O objetivo desta certificação é avaliar o desempenho dos laboratórios em relação à qualidade dos procedimentos e resultados obtidos para testes cruciais, como carga viral (HIV, HCV e HBV), genotipagem (HIV e HCV) e contagem de linfócitos TCD4/CD8.
Segundo o diretor do Lacen, Fabrício Amaral, a certificação representa um ganho significativo para a população assistida e para a saúde pública do Piauí. "O resultado, divulgado em dezembro de 2023 com a classificação 'Excelente', evidencia que nossas análises são confiáveis, de qualidade, e nos posiciona como referência na Rede Nacional de Laboratórios de Quantificação da Carga Viral do HIV, Hepatites e biologia molecular para detecção de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae", destaca o gestor.
Fabrício Amaral explica ainda que uma série de investimentos está sendo feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), para que o laboratório possa realizar exames com maior precisão nos resultados. “A certificação veio por conta de um novo equipamento dedicado à detecção de carga viral por biologia molecular para diagnóstico de HIV, HBV e HCV. Este equipamento também incorporou exames para Chlamydia trachomatis (clamídia) e Neisseria gonorrhoeae (gonorreia), fortalecendo, assim, a capacidade de diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na atenção primária e na rede de saúde pública do estado do Piauí”, explica o diretor.
A implementação do novo equipamento foi seguida por uma auditoria do Ministério da Saúde, conduzida pelo setor responsável da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVSA)/Coordenação Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Essa auditoria teve como objetivo verificar se os exames e laudos gerados pelo Lacen estão em conformidade com os padrões de qualidade, assegurando a confiabilidade dos resultados.
Além dessa certificação, o Lacen também conquistou o certificado em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O PNCQ avalia anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5.700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições em 11 países da América Latina e Europa. Dos 27 Lacens do Brasil, 14 alcançaram a excelência pelo PNCQ, sendo o do Piauí um deles.
"Este destaque reforça o compromisso do Estado em oferecer serviços de saúde da mais alta qualidade à população por meio de nossos hospitais e laboratórios, como o Lacen”, comentou a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos.