O jovem Heitor Rodrigues, do município de Nossa Senhora dos Remédios, é mais um dos estudantes da rede estadual de ensino que foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e garantiu uma vaga no ensino superior na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Heitor vai cursar Odontologia e descreve o momento com orgulho e felicidade.
“Ter conseguido essa aprovação, ao final do meu ensino médio, é motivo de grande orgulho, felicidade e dever cumprido. Desde criança, sempre almejei cursar Medicina. Odontologia foi minha segunda opção e espero adquirir grandes experiências e conhecimentos nessa área da saúde”, afirmou o estudante.
Heitor concluiu o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Deusa Rocha e se destacou por ser o terceiro melhor aluno do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), obtendo medalha de ouro, além de ser medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e de prata na OBMEP regional.
O jovem considera os conhecimentos adquiridos nas olimpíadas e no torneio uma grande contribuição para o seu desempenho em Matemática no Enem 2023, quando obteve 830 pontos.
“Minha relação com a matemática vem desde pequeno, sempre tive facilidade, tanto que fui premiado 3 vezes na OBMEP e tive a honra de ser premiado com medalha de ouro no TME². Fiquei muito feliz também em poder participar da jornada de Matemática. Desde já agradeço a equipe Seduc, em nome do Governador Rafael Fonteles e do secretário de educação Washington Bandeira por tudo que eles vêm fazendo pela educação do Piauí e por terem revivido este torneio. Que ele continue sendo uma porta para todos os estudantes do Estado do Piauí”, pontuou o aluno.
Em sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Heitor se empenhou em otimizar seus estudos nas áreas de conhecimento e afirma que sempre teve ajuda da equipe gestora de sua escola, de sua coordenadora e dos seus professores.
“No começo confesso que foi difícil, vi que tinha que melhorar em algumas áreas, mas conforme fui praticando, eu fui progredindo. Acredito que ainda posso melhorar, mas tendo em vista meus antigos resultados, melhorei bastante”, disse o estudante.
O jovem também revelou que participou das revisões do Pré-Enem Seduc. ‘Foi um evento muito importante, clima leve, com ótimos profissionais e colegas com quem podíamos debater os assuntos e questões”, afirma Rodrigues.
Heitor expressou que deve aos seus desempenhos nos estudos a sua mãe e a sua avó por sempre o incentivarem a focar na sua educação. “Tenho muita gratidão pela minha mãe, que faz o papel de dois, tanto mãe quanto pai, e minha vó que considero minha segunda mãe. Desde pequeno elas sempre me motivavam, sempre lutaram para que eu conseguisse meus objetivos, por isso hoje, o que almejo é poder retribuir tudo isso a elas, completou Heitor.