20°C 40°C
Piripiri, PI
Publicidade

Cresce número de atletas piauienses inscritos para disputarem a etapa estadual da Paralimpíadas Escolares

A seletiva estadual está prevista para ocorrer no dia 8 de maio, no Centro de Referência Paralímpico do Piauí, localizado no campus da Universidade...

23/02/2024 às 13h38
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A fase da pré-inscrição para a etapa estadual das Paralimpíadas Escolares 2024, realizada de 25 de janeiro a 18 de fevereiro, pela Secretaria dos Esportes (Secepi), registrou importante crescimento da procura de alunos com deficiência interessados em participar dos jogos. Em 2023 foram inscritos 43, em 2024 este número passou para 114 pré-inscritos, o que representa um aumento de 165%.

Em todos os outros índices também foi registrado crescimento superior a 100%, quando comparados os números de 2023 com 2024. Em 2023, inscreveram-se para as Paralimpíadas Escolares, alunos de sete município. Já em 2024 foram 28 municípios participando, um aumento de 300%.

Das escolas participantes, as municipais passaram de 3 para 60, um aumento de 2.166%. Já as estaduais pularam de 4 para 38, com 850% de aumento. Enquanto as particulares, de duas para quatro, um crescimento de 100%. E as escolas especiais, que em 2023 não registraram participação, este ano estarão representadas por oito instituições.

Segundo Ranylson Gonçalves, membro do departamento de Desporto Escolar da Secepi, esse resultado foi muito positivo. “Nossa primeira meta foi cumprida. Estávamos trabalhando com uma meta de 100 atletas na pré-inscrição e alcançamos 114. Agora, partiremos para a inscrição oficial no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para garantirmos as inscrições dos nossos atletas na seletiva estadual e, sendo classificados, eles garantirão vaga na seletiva nacional”, destacou.

Dos participantes da pré-inscrição, a maioria são do atletismo (99 inscritos), os demais são da natação e da bocha. Dentre os atletas inscritos estão deficientes físicos, intelectuais e auditivos.

A inclusão tem sido, segundo a secretária Josiene Campelo, uma realidade na gestão do governador Rafael Fonteles. “No ano passado as competições de paradesporto ganharam força e, na primeira participação de alunos-atletas do Piauí nas Paralimpíadas Escolares, conquistamos duas medalhas de ouro e uma de bronze. Neste ano, com o aumento extraordinário na participação, a expectativa é de termos ainda mais êxito, com maior número de medalhas conquistadas”, afirnou a secretária.

A seletiva estadual está prevista para ocorrer no dia 8 de maio, no Centro de Referência Paralímpico do Piauí, localizado no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade