20°C 40°C
Piripiri, PI
Publicidade

Piauí participa da instalação da Câmara Técnica para Políticas Públicas das Mulheres do Consórcio Nordeste

A câmara terá como eixos prioritários áreas como gênero, raça, sustentabilidade, política do cuidado e fortalecimento da esfera pública.

23/02/2024 às 13h53
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Piauí, representado pela secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, esteve presente na reunião de instalação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste, realizada em Recife. Nesse encontro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, foi eleita para a Coordenação Política, enquanto a secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, assumiu a Coordenação Técnica.

Durante a reunião foram delineados os eixos prioritários para a elaboração do plano de trabalho, abrangendo áreas como gênero, raça, sustentabilidade, política do cuidado e fortalecimento da esfera pública. As prioridades resultarão de um diagnóstico da situação atual das mulheres no Nordeste, considerando dados significativos, como a predominância de mulheres na população (52,8%) e a taxa de analfabetismo (10% - o dobro da média nacional).

A secretária Zenaide Lustosa destacou a relevância da Câmara Técnica para aplicação de boas práticas e articulação de pactos entre os estados nordestinos. “Estamos discutindo ações para implementar políticas públicas para as mulheres através do Consórcio Nordeste. O objetivo é articular boas práticas em conjunto, bem como pactos e ações em todas as áreas para que fortaleça as mulheres de todos os estados do nordeste de forma integrada”, explicou Lustosa.

“Essa câmara será mais uma instância que fortalecerá a nossa luta por paz e justiça social e é necessário muita unidade para que possamos avançar no enfrentamento da misoginia, do machismo e de toda e qualquer forma de violência, preconceito e discriminação”, pontuou Fátima. Ela também abordou a função do Governo, por meio do Ministério das Mulheres, no impulso para a implementação de políticas públicas eficazes, visando à proteção e defesa da vida e dos direitos das mulheres. 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade