21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Governador diz que Piauí terá pico da pandemia nos próximos 30 dias e pede que população não viaje na Semana Santa

Wellington Dias usou sua rede social para falar das mudanças das celebrações religiosas neste período, que costuma aglomerar multidões.

04/04/2020 às 11h57 Atualizada em 04/04/2020 às 12h04
Por: Fonte: G1
Compartilhe:
Governador Wellington Dias — Foto: Reprodução/Instagram
Governador Wellington Dias — Foto: Reprodução/Instagram

O governador Wellington Dias (PT) revelou que o aguarda um pico da pandemia do coronavírus nos próximos 30 dias e pediu que a população deixe de viajar na Semana Santa. Ele usou sua rede social neste sábado (4) para falar das mudanças das celebrações religiosas neste período, que costuma aglomerar multidões.

"Normalmente temos eventos com grandes aglomerações e estamos recomendando alternativas como redes sociais para essas celebrações, como retiros espirituais e procissões. Peço aos piauienses para mudarem a rotina, que têm o costume de viajar para o interior, e impedir a proliferação do coronavírus para outras localidades. Vamos reduzir o fluxo de pessoas de um lugar para outro", disse.

Segundo o governador, o Comitê do Nordeste aponta que o Piauí terá um número elevado de casos, assim como registrados no estado de São Paulo, a partir da primeira semana de abril até o início de maio. Para agilizar o diagnósticos de pacientes, o governo adquiriu 17 mil kits para exames rápidos da China.

Isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

PREVENÇÃO, CONTÁGIO E SINTOMAS

111116798-gettyimages-1203704692

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

 

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

prevencao-coronavirus-v2

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade