Durante a solenidade de lançamento, o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, explicou que as novas turmas dessa etapa serão para atender, principalmente, às demandas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Esse é um projeto que tem um grande impacto social e inclusivo. Os resultados da primeira etapa foram bem satisfatórios, já temos servidores atuando e recebendo pessoas surdas e, agora, vamos avançar para fazer atendimentos nos órgãos públicos cada vez mais inclusivo”, destacou.
O "Entenda Minhas Mãos" teve início em agosto de 2023 e já contou com a oferta de três turmas de nível básico, capacitando 46 servidores de diversos órgãos estaduais. Nesta segunda etapa se pretende aumentar o número de vagas, com três turmas, sendo uma de nível intermediário, com carga horária de 220 horas-aula, e duas de nível básico, com carga horária de 120 horas-aula. As duas turmas de nível básico são voltadas para profissionais da saúde e secretarias que ainda não foram contempladas na primeira etapa.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, contou que a meta é expandir ainda o curso para os servidores que atuam nos órgãos que ficam localizados em outros municípios. “Começamos por Teresina, mas queremos levar o projeto para o interior. A nossa meta é fazer que todos os servidores saibam se comunicar por meio da Libras”, destacou.
De acordo com a gerente de Educação Executiva da Escola de Governo, Raquel Gedelha, o "Entenda Minhas Mãos" é um programa permanente, no qual os servidores, que iniciaram no nível básico, irão evoluir até o nível avançado. “Teremos uma turma exclusiva para a área da saúde, com conteúdo personalizado e materiais relacionados à rotina de atendimento do servidor no seu ambiente de trabalho, para que possam recepcionar aquele paciente que chegam ao local em busca de informações ou de atendimento e ele consiga se comunicar por meio de Libras. Dessa forma, pretendemos conseguir trabalhar com a inclusão dos cidadãos que possuem essa barreira comunicacional, prestando um melhor serviço”, afirmou.
As aulas serão realizadas, de março a outubro deste ano, no Núcleo de Formação Profissional Antonino Freire (Nufaf) e na Seid. O curso é na modalidade presencial, de 11h às 13h, com mais duas horas de atividades práticas na plataforma online.