O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou um evento em alusão ao Dia da Mulher nesta quinta-feira (07), na sede do órgão, localizado na zona Sul de Teresina. A programação do evento contou com palestra, troca de experiências, além da entrega de brindes e sorteios para servidoras, fiscais e demais colaboradoras do Imepi.
A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, destacou o pioneirismo do Instituto ao contar com mulheres no quadro de fiscalizações desde 25 de outubro de 1993 – data em que foram convocados, para assinatura do termo de posse, os aprovados em concurso público de metrologistas e auxiliares de metrologistas.
“As mulheres do Imepi sempre foram consideradas pioneiras no trabalho de fiscalização no Piauí. Desde 1993, fiscais do órgão percorrem os municípios do estado para combater irregularidades e defender o consumidor. Temos aumentado o quadro de colaboradoras no órgão. Em cada setor, as mulheres garantem um serviço de qualidade para população”, aponta a gestora.
A palestra teve como tema “A importância do autocuidado e do trabalho feminino nas repartições públicas”, ministrada por Vilma Alves, considerada a primeira delegada mulher do Piauí. Segundo ela, esses eventos são importantes para conscientizar a necessidade de estimular políticas públicas relacionadas ao combate à violência contra mulher, além de empoderar o público feminino.
“Fui a primeira delegada mulher e negra do Piauí. Durante muito tempo, convivi com olhares de desconfiança e reprovação por ocupar um cargo que majoritariamente pertencia aos homens. Ao longo dos anos, esse cenário tem mudado e as mulheres estão cada vez mais ocupando todos os setores do mercado de trabalho. Desde então, sempre busco nessas palestras mostrar que não devemos baixar a cabeça e continuar lutando por nossos direitos”, finaliza.