21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Seduc Esportiva: escolas do Estado passam a ter o esporte no componente extracurricular

O Programa foi lançado nesta quinta-feira (7) no Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, zona Sul de Teresina.

07/03/2024 às 22h12
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na manhã desta quinta-feira (7), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lançou o Seduc Esportiva, programa que vai sistematizar de maneira pedagógica e esportiva a oferta do componente extracurricular Esporte Educacional nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

A solenidade de lançamento do programa foi realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato Gomes, localizado na zona Sul de Teresina, e reuniu superintendentes de educação, gerentes regionais, alunos/atletas e professores de Educação Física de Teresina destaques em competições esportivas no âmbito escolar.

Na ocasião, o secretário Washington Bandeira assinou o documento que autoriza a publicação do edital do Programa Educação Esportiva e a ordem de serviço que autoriza a reforma da quadra da Unidade Escolar Sigefredo Pacheco.

“Nosso objetivo é que todas as nossas 644 escolas tenham uma modalidade esportiva e, para isso, estamos dando a oportunidade para que as escolas informem qual modalidade esportiva elas desejam fortalecer e implantar em seu espaço educacional, além de quais equipamentos serão necessários para a execução e se precisa de reforma na quadra poliesportiva”, explica o gestor.

Com o programa, a pretensão é desenvolver ações inclusivas e democráticas facilitadoras do processo da formação educacional dos alunos da rede pública de ensino. A ideia é proporcionar vivências esportivas nas diferentes etapas da vida escolar, exigindo superação de dificuldades e desenvolvimento de qualidades formativas, como integração, solidariedade, cooperação e respeito. Com isso, pretende-se alcançar  o aprimoramento dos princípios éticos e do espírito competitivo saudável.

O projeto pretende ainda apoiar, organizar e acompanhar as etapas dos Jogos Escolares, como: JEPEPs, JEPIs, JEBs, Jogos da Juventude e Paralímpiadas Escolares.

Na oportunidade, também foi realizada a entrega simbólica de fardamentos aos estudantes do Ceti Joaquim Nonato. A entrega marca a grande novidade da Seduc para 2024: todos os estudantes matriculados nas escolas Seduc no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Tempo Integral, EJA e Educação Profissional irão ganhar fardamento escolar para o ano letivo de 2024.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.