A Secretaria do Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), e em parceria com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abre inscrição para seleção de artesãos piauienses interessados em participar do projeto Mãos que Ajudam.
O projeto tem o intuito de receber a doação de madeiras oriundas de apreensões em processos fiscalizatórios do Ibama e entregar para artesãos e entidades que trabalham com artesanato, em especial a arte santeira.
Segundo o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a iniciativa destaca-se como um passo significativo em direção à preservação da rica tradição artesanal e à geração de renda para artesãos locais. “O objetivo central do projeto é promover o desenvolvimento sustentável, preservando a identidade cultural e impulsionando a economia local por meio do estímulo ao artesanato, com foco na arte santeira. Assim, a busca pela doação e destinação adequada de madeiras apreendidas visa não apenas mitigar impactos ambientais negativos, mas também criar uma dinâmica econômica e cultural positiva para a comunidade”, ressaltou.
Das inscrições e seleção
Serão ofertadas seis vagas das quais 4 (quatro) são destinadas para artesãos individuais e 2 (duas) para entidades representativas.
Os interessados poderão realizar a inscrição no período de 11 a 13 de março através do formulário online disponibilizado para artesão individual e para entidade representativa . O resultado final será divulgado no dia 14 de março, através do site www.artesanatopiauiense.pi.gov.br e do @artesanatopiauiense.
A logística de retirada da madeira éinteiramente de responsabilidade do artesão ou entidade contemplada, que deverá acontecer nos dias 15, 18 ou 19 de março de 2024, das 8h às 13h, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. A escolha das peças de madeira também acontecerá por ordem de chegada.
Confira aqui o projeto.