20°C 40°C
Piripiri, PI
Publicidade

Moradores do Parque Xixá em Teresina comemoram obras do OPA na comunidade

Atualmente, quatro bairros de Teresina estão recebendo obras de pavimentação do OPA. Todas executadas por meio da Secretaria das Cidades.

19/03/2024 às 10h53
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A implementação do Orçamento Participativo (OPA) nos bairros de Teresina vai trazer melhorias significativas para os moradores, incluindo mais bem-estar, segurança e qualidade de vida. Uma das localidades contempladas pela edição 2023-2024 do programa é o Conjunto Parque Xixá, comunidade no bairro Pedra Mole estabelecida em 2018. São seis ruas do bairro, com uma área total de 3.600 m², já recebendo pavimentação em paralelepípedo.

Teodoro Jacob da Silva Filho é presidente da Associação de Moradores do Parque Xixá, desde 2022, e conta da batalha para garantir dignidade para os moradores. “Somos uma comunidade relativamente pequena, mas desde o começo empenhados em correr atrás dos nossos direitos e mais qualidade de vida. Sabemos que um dos pilares para isso é a mobilidade urbana, que dá mais segurança e facilita o acesso ao nosso bairro”, diz.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Entendendo que o calçamento possibilita a implantação de mais serviços e o desenvolvimento do bairro, os moradores do Parque Xixá se uniram para buscar as principais obras e encontraram a resposta no OPA. “Mobilizamos toda a comunidade, fizemos várias reuniões para definir a proposta e, depois de submetida, organizamos verdadeiros mutirões para votação. Todo mundo aqui acreditou e, assim, conseguimos essa conquista para a comunidade”, explica Teodoro.

A proposta foi submetida pela Associação de Moradores do Parque Xixá e contou com 391 votos válidos. São mais de R$ 300 mil investidos pelo Governo do Estado na pavimentação das seis ruas. Obra que está sendo executada por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). O prazo de entrega para a conclusão é de 90 dias.

Teodoro aponta que vendo as obras já em execução, em menos de um ano, motivou os moradores a continuar. “Somos muito gratos pelo OPA, pela oportunidade de decidirmos onde colocar o recurso de uma forma que só ajude a comunidade. Nós sabemos da nossa realidade, nossas dificuldades, e como resolver. O OPA é uma ótima ferramenta para o povo e com certeza vamos continuar apoiando e participando”, finaliza.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade