22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Obras avançam no Porto Piauí: pátio e sede ficam prontos em 90 dias

Também está sendo construído o Terminal Pesqueiro de Luís Correia.

22/03/2024 às 11h50
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As obras do Porto Piauí, em Luís Correia, estão avançando dentro do cronograma previsto. No momento, estão sendo construídos o Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC), a pavimentação do pátio e a sede administrativa. As duas últimas obras ficar prontas em 90 dias.

O pátio terá área de 5 hectares e estará apto a receber mercadorias de todos os tamanhos, além de cargas especiais, como de indústria, de escavadeira e de equipamentos mecânicos em geral. “As obras estão seguindo um cronograma pré-determinado, sem interrupções”, explica a presidente do Porto Piauí, Maria Cristina.

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado está executando a terraplanagem do Terminal Pesqueiro, que, quando estiver pronto, vai permitir as atividades de processamento dos pescados. O TPLC será o primeiro dos terminais a ser entregue, devido ao impacto que terá na economia de Luís Correia.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Estado diz que 30% da população do município será beneficiada diretamente com o terminal pesqueiro, já que três a cada dez habitantes do município estão envolvidos com a atividade de pesca.  O terminal deve estar funcionando em pleno vapor em dezembro de 2025.

O Porto Piauí foi inaugurado pelo governador Rafael Fonteles no dia 13 de dezembro de 2023, após mais de 40 anos de espera. O investimento foi de mais de R$ 100 milhões na primeira etapa, cuja principal obra foi a dragagem da água do Rio Igaraçu, permitindo que o porto receba embarcações com comprimento de 60 metros e calado de 7 m.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A solenidade teve a chegada do navio da Marinha do Brasil ao mar do Piauí, o único estado com litoral que não possuía um porto. A estrutura terá terminais que apontam para o futuro, como de amônia, de grãos e pesqueiro. O governador Rafael Fonteles afirmou que, com o nascimento do porto, a economia do estado pode ter um grande incremento. “Com a finalização do terminal pesqueiro e da indústria de pesca, iremos mais que dobrar o PIB de Luís Correia”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.