20°C 40°C
Piripiri, PI
Publicidade

Imepi inicia perícia de produtos coletados na Operação Páscoa

A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, em alta neste período.

22/03/2024 às 15h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O setor de Pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou, nesta semana, a fase de perícia no laboratório, dos produtos recolhidos em supermercados e demais estabelecimentos comerciais durante a Operação Páscoa.

A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, em alta neste período. Entre os itens que estão sendo analisados, destacam-se: ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros. 

De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a primeira fase da Operação Páscoa teve como foco a vistoria em supermercados e mercadinhos da capital e do interior do Estado. Agora, os produtos recolhidos estão sendo periciados no laboratório do órgão na presença do representante da empresa fabricante.  

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Os produtos coletados estão sendo periciados quanto ao peso que indicam na embalagem. Por exemplo, no caso de um ovo de chocolate que indica conter 240g na embalagem, nossos fiscais do setor de Pré-medidos estão verificando, na presença do fabricante da empresa, se de fato esse produto possui 240g. Após o exame, os itens podem ser doados pelos representantes das empresas para instituições beneficentes devidamente cadastradas no sistema do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, explica a gestora.

Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate são analisados pelo setor de Qualidade, a respeito da veracidade do selo do Inmetro. No setor da Metrologia, fiscais do Imepi verificam balanças de pesagem de pescados em mercados, em alta nesse período da quaresma.

Em caso de constatado alguma irregularidade, é emitido um laudo de infração com multas que podem chegar até R$ 1,5 milhão. Para denúncias e demais dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria do Imepi, através do WhatsApp: (86) 99456 1921.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade