22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Com uso de maquetes, estudantes do Ceti Doroteu Sertão demonstram fenômenos físicos

As turmas do Ensino Médio explicaram o conceito de resistência elétrica utilizando materiais de baixo custo.

22/03/2024 às 19h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O professor Francisco das Chagas Silva, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Doroteu Sertão, localizado no município de Joaquim Pires, encontrou uma forma criativa de repassar aos estudantes os conteúdos de Física, disciplina por vezes considerada difícil. O professor reuniu, na última quarta-feira (20), as turmas da 3ª série do Ensino Médio para apresentar práticas experimentais e complementar as aulas teóricas.

“A partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, criamos um ambiente em que o estudante fosse o protagonista do processo de ensino e aprendizagem e tivemos uma aula interativa e dinâmica”, disse Francisco das Chagas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Orientados pelo professor, os 28 estudantes aplicaram conteúdos sobre Eletricidade, como a experiência de Georg Simon Ohm com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. O projeto permitiu que os alunos criassem soluções para explicar como os fenômenos ocorrem na realidade.

Para explicar o conceito de resistência elétrica, os estudantes utilizaram materiais de baixo custo e com que possuem contato diário, como isopor, papel, papelão, palitos, pilhas, fios, tintas coloridas e pedaços de arame. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A partir dos conhecimentos teóricos, os estudantes produziram maquetes para explicar os fenômenos físicos. “O saldo foi superpositivo. Construímos grupos de interesse, fomentamos a co-criação de projetos. As aulas ficaram mais divertidas e interessantes para o alunado, que articulou teoria e prática juntando seus conhecimentos do senso comum com os conhecimentos escolares”, informou o professor Francisco Chagas.

A escola de Tempo Integral é jurisdicionada à 2ª Gerência Regional de Educação e incentiva a participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimento nas áreas da física e da matemática.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade