A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou de sessão solene em Colônia do Gurguéia em homenagem ao mês da mulher. Durante o evento “Mulheres em luta: da conquista à garantia dos direitos” , foram realizadas discussões sobre o enfrentamento à violência doméstica, destacando as conquistas das mulheres e a necessidade de aumentar a representatividade feminina na política.
O município de Colônia do Gurguéia será contemplado com o projeto “Ei, mermã, vamos nas escolas”, visando promover o diálogo com alunos e professores sobre a importância de combater a cultura machista. Entre as ações está a emissão do novo RG pelo Instituto de Identificação do Estado.
Durante sua participação, a secretária Zenaide Lustosa, abordou importantes avanços na área da assistência às mulheres no Piauí. Entre eles, a implementação das lavanderias comunitárias, uma iniciativa pioneira que em breve estará disponível em Teresina e Parnaíba.
Zenaide também anunciou a construção da Casa da Mulher Brasileira em Parnaíba e a implantação do Centro de Referência da Mulher em Piripiri e Floriano.
“Esses centros desempenham um papel fundamental na oferta de atendimento psicossocial e orientações jurídicas, integrando-se à rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou a gestora.
A secretária da Sempi aproveitou para falar sobre a importância da rede de atendimento “Ei, mermã, não se cale”, que oferece suporte 24 horas por dia às mulheres em situação de violência.
O evento foi marcado por reflexões sobre a história de luta das mulheres por direitos e pela busca por uma representatividade cada vez maior nos espaços de poder.
“Um dos nossos trabalhos enquanto pessoa que busca fortalecer a mulher é informá-la dos seus direitos, sobre a lei Maria da Penha e sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar”, explicou a presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, Beatriz Souza.
O evento faz parte da campanha “Março Mulher”, que busca fortalecer os direitos das mulheres e garantir sua representação nos espaços de decisão. A programação conta com palestras, oficinas, treinamentos e capacitações na capital e nos municípios, coordenadas pelos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).