22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sessão solene encerra as comemorações pelo mês do artesão

A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), no plenarinho da Alepi.

25/03/2024 às 15h45
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria do Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), realizou uma programação especial em alusão ao mês do artesão. Durante todo o mês de março foram realizadas atividades que tiveram como objetivo valorizar e incentivar o artesão e o artesanato piauiense. Na manhã desta segunda-feira(25), foi realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí. 

A programação teve início, nos dias 01 a 08 de março, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, com a Exposição de Arte Santeira Raízes Piauienses:Esculpindo Histórias através de Gerações, que abriu a Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí. O evento reuniu obras de 23 artesãos, que com as mãos firmes e habilidosas transformam a madeira em verdadeiras obras de arte e que refletem a identidade e cultura piauiense. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

No dia 08 de março, foi realizada a Mostra Mulheres que Inspiram, que celebrou a força e o artesanato das mulheres artesãs. Durante o evento aconteceram duas oficinas de artesanato. Uma de renda, ministrada pela artesã Maria do Socorro Reis Galeno, e outra de Arte Santeira, ministrada pela artesã Maria Dos Remédios Cordeiro de Macêdo. 

A programação continuou no dia 19 de março, com a celebração de uma missa, em homenagem ao Dia do Artesão. Além disso, foram oferecidos o serviço de cadastro e emissão da Carteira Nacional e a prestação de serviços de saúde. No dia 20 de março, foi realizada uma solenidade com a entrega de Menção Honrosa, bingo com premiações, além de atrações musicais e artísticas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para encerrar o mês do artesão, aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), uma sessão solene, na Assembleia Legislativa do Piauí. O objetivo foi dar destaque e celebrar a passagem do Dia do Artesão, além de ser uma ocasião para exaltar e valorizar o trabalho dos artesãos do Piauí. 

De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a realização de uma programação especial tem como intuito incentivar e valorizar as potencialidades do artesanato do Piauí. “Momentos como esse de valorização, são muito importantes para que possamos fomentar a atividade cultural, financeira e econômica desse setor. E vamos criar mais projetos para desenvolver, ainda mais, o artesanato do nosso estado”, finalizou o superintendente.   

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.