22°C 30°C
Piripiri, PI
Publicidade

Profissionais da Emgerpi atualizam conhecimentos na área de contratos administrativos

Mais de 20 funcionários da Emgerpi atualizam seus conhecimentos sobre a Lei das Estatais (nº 13.303/2016).

27/03/2024 às 12h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Fiscais e gestores de contratos da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) participaram do curso "Fiscalização de Contratos Administrativos: uma Abordagem Prática!. Mais de 20 funcionários da empresa atualizam seus conhecimentos sobre a Lei das Estatais (nº 13.303/2016) e demais temas indispensáveis para que os profissionais da área obtenham uma melhor atuação nas etapas do processo de fiscalização dos contratos administrativos estaduais.

A auditora governamental, Giovanna Garcia, ministrou o curso e disse que o Governo do Piauí vem fazendo um trabalho, desde 2023, para capacitar todos os fiscais do estado. ”O fiscal de contrato é o primeiro ator da administração pública no processo de controle de gasto público. Ou seja, o estado contrata os serviços para adquirir bens e ele precisa do representante para verificar se os serviços estão sendo bem prestados, se estão sendo entregues conforme feito em contrato. Além da importância da Lei das Estatais, hoje, estamos explicando o que o fiscal precisa exigir do contratado e como ele fará esta fiscalização”, explica a auditora sobre a importância da ação. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, relata que um dos objetivos da empresa é cumprir, de forma legal, suas obrigações contratuais e a Lei nº 13.303/2016 trouxe novas exigências para as empresas estatais. “A presença dos gestores e fiscais de contratos da Emgerpi neste curso, não só nos orgulha como evidencia que estamos desempenhando esta gestão de forma correta e promissora, visto que qualificar o corpo funcional da Emgerpi para prestar serviços de qualidade à sociedade piauiense está entre as missões desta empresa”, destaca o gestor estadual.

Para a gerente fiscal de tributos e contratos da Emgerpi, Auricélia Castelo Branco, o curso, que a Controladoria-Geral do Piauí (CGE) está oferecendo, atualiza os conhecimentos gerais sobre a área, bem como aborda a diferença entre fiscal e gestor de contratos, entre outros assuntos. “É de suma importância que os profissionais desta área sempre se reciclem porque ele ficará capacitado e isso fará com que cada um possa gerir os contratos da melhor forma possível”, afirma.

A capacitação, realizada nesta quarta-feira (27), na Escola Fazendária, também foi destinada aos servidores da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.