22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Defesa Civil do Piauí participa de encontro de nacional de gestores no Espírito Santo

O encontro reúne gestores de todas as entidades de defesa civil estaduais do Brasil.

27/03/2024 às 20h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) estão participando, em Vitória, no Espírito Santo, da reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil. O encontro acontece nos dias 26 e 27 de março e reúne gestores de todas as entidades de defesa civil estaduais do Brasil, para deliberação e discussão de pautas relativas à temática de gestão de riscos e desastres.

A Sedec foi representada pelos diretores de Prevenção e Mitigação, Werton Costa, e Administrativa Financeira, Norma Sueli.

A programação oficial do evento conta com palestras sobre temas relacionados às ações realizadas pela Defesa Civil do Espírito Santo, como, por exemplo, o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, Fundo Cidades e programas de investimentos para ações de gestão de riscos e desastres do Banco Mundial.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, Werton Costa, todas as pautas apresentadas durante os dois dias de reunião são de grande relevância do ponto de vista das políticas de proteção e defesa civil.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

"O ponto alto da reunião do CONGEPDE foi, sem dúvida nenhuma, a visita ao Centro de Inteligência da Defesa Civil do Espírito Santo (CIDEC). Nesse centro, foi mostrada a importância de uma abordagem integrada, de vários órgãos operarem a partir do paradigma da intersetorialidade, como a Defesa Civil, órgãos ambientais, infraestruturais, de segurança, voltados para a estrutura viária, turismo e transporte, trabalharem nos projetos e ações visando a proteção civil. O CIDEC, na verdade, é uma ampla sala de monitoramento que comporta um rol multivariado de profissionais com diferentes formações e que monitora diferentes contextos de risco no estado do Espírito Santo", explica Werton.

O diretor ainda ressaltou a importância da participação do Piauí no encontro para a compreensão das ações realizadas pela Defesa Civil do Espírito Santo, a fim de que possam ser utilizadas em território piauiense.

"Para a Defesa Civil do Estado do Piauí foi uma grande experiência, onde foi possível trocar informações, experiências, intercambiar e trazer para o estado do Piauí orientações estratégicas para o fortalecimento das ferramentas de proteção das ações de resposta e naturalmente estruturar a Defesa Civil do Estado de modo a ser mais assertiva em suas ações", completa o representante. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.