22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Embaixadora da União Europeia no Brasil conhece instalações da ZPE e área portuária do Piauí

Visita é fundamental para parcerias e desenvolvimento dos projetos de Hidrogênio Verde no estado junto à UE.

29/03/2024 às 09h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, visitou nessa quinta-feira (28), as instalações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Porto Piauí. Acompanhada da comitiva da Investe Piauí, a agência de atração de investimentos estratégicos do estado, Schuegraf veio conhecer pessoalmente o futuro sítio do projeto de Hidrogênio Verde da Green Energy Park, para posteriormente relatar à União Europeia o desenvolvimento dessa importante construção.


Durante a visita à Parnaíba, Marian Schuegraf conheceu diversos pontos turísticos da cidade, como a Lagoa do Portinho e Porto das Barcas, além de locais históricos do município
 

De acordo com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a União Europeia tem interesse em contribuir com o desenvolvimento do Piauí, o que pode desencadear geração de empregos e a criação de produtos tecnológicos para o estado. "A embaixadora veio com especial interesse em conhecer a cidade e facilitar as relações de trocas entre o Piauí e a UE", explica Victor. "Esses momentos são importantes, uma vez que a Europa será protagonista na recepção do Hidrogênio Verde produzido em Parnaíba".

Na quarta-feira (27), o governador Rafael Fonteles recebeu a embaixadora no Palácio de Karnak, e reforçou a importância da cooperação entre o Piauí e a Europa nos próximos anos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Hidrogênio pronto para escala

A Green Energy Park está desenvolvendo a instalação de produção de Hidrogênio Verde e derivados de 10,8 GW no Piauí, um dos maiores projetos do gênero no mundo. Faz parte da iniciativa de investimento Global Gateway da Comissão da União Europeia, que destinou 2 bilhões de euros para investimentos no Brasil.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A inclusão do projeto no âmbito do Global Gateway foi anunciada em 20 de novembro de 2023, pela Presidente Ursula Von der Leyen na Semana Europeia do Hidrogênio Verde em Bruxelas, na Bélgica. Na época, a presidente afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em H2V. “Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil, o que irá gerar empregos locais e cadeias de valor no Brasil”, anunciou.

A unidade de produção de hidrogênio e amônia em escala mundial foi inaugurada pelo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, na qualidade de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, no dia 15 de dezembro de 2023, em Parnaíba.

Sobre o Parque de Energia Verde

Green Energy Park Global é uma franquia de energia renovável verticalmente integrada, que compartilha know-how, tecnologias, experiências e melhores práticas entre seus membros globais.

Seu foco está na aplicação de tecnologia de hidrogênio e seus derivados como a fonte de energia renovável preferida. O objetivo da franquia é desenvolver, financiar, construir e operar instalações de energia renovável sob uma marca comum, para que o hidrogênio verde de baixo custo possa ser o impulsionador da transição energética justa no âmbito global.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.