O Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está passando por reformas e ampliações com o intuito de melhorar as instalações e atender às demandas acadêmicas de forma mais eficiente. Uma das estruturas que passam por intervenção é a biblioteca do campus, um projeto de reforma e ampliação que visa melhorar significativamente as instalações para estudo e pesquisa.
Com um investimento total de R$ 553.267,47, as obras contemplam uma área de 295,60 m², incluindo espaço para estudo individual e coletivo, área para acervo e até mesmo uma área para consulta à internet. O prazo para conclusão da obra é de 150 dias.
A diretora doCampus Clóvis Moura, Simonelly Melo, destaca que, após a reforma, a biblioteca contará com o dobro do tamanho atual, possuindo, assim, três espaços para estudos, guarda-volumes, espaços individuais e um anexo para depósito.
“Essa ampliação vai melhorar a qualidade acadêmica de pesquisa e de extensão para os nossos discentes, bem como para os nossos professores. É uma reivindicação de muito tempo, então, isso vem realmente só melhorar aquilo que a gente espera de uma universidade que foca na necessidade do aluno da nossa comunidade e nos três pilares, o ensino, extensão e pesquisa”, destaca a gestora.
Além disso, estão sendo construídos dois blocos, expandindo ainda mais as atividades acadêmicas no campus. Com um investimento total de R$ 1.893.979,44, os blocos contarão com um total de 13 novos espaços, divididos entre seis salas de aula e sete espaços pedagógicos de extensão, garantindo um ambiente propício para o aprendizado dos estudantes.
O projeto também contempla a construção de quatro novos banheiros (dois masculinos e dois femininos), instalações de combate a incêndio e acessibilidade em conformidade com a norma de acessibilidade NBR 9050/2020. O prazo inicial de conclusão é de 240 dias, com uma área total de 716,86 m².
Segundo a diretora, a construção desses novos blocos chega para agregar ainda mais na estrutura do campus junto as outras melhorias que já estão sendo realizadas, possibilitando, assim, a inserção de novos discentes. “A construção desses dois blocos novos de sala de aula está aliada com o nosso PDI, registrando esses 13 novos espaços, onde são seis salas de aula novas e mais sete espaços para pesquisa e extensão. Eles vão beneficiar os nossos alunos, nossos professores e a possibilidade de a gente ofertar novas vagas no Sisu”, ressaltou a professora.
O campus engloba os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Direito e as Licenciaturas em Geografia, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia, alcançando aproximadamente 900 alunos. Conta com um corpo docente de 93 professores e 12 técnicos.
Ambos os projetos têm como objetivo atender às necessidades do Campus Clóvis Moura da Uespi, proporcionando espaços adequados para estudo, pesquisa e desenvolvimento acadêmico. Com instalações modernas e acessíveis, os novos espaços irão contribuir significativamente para o aprimoramento das técnicas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento intelectual de alunos e professores, bem como a integração de conhecimentos teóricos e práticos.