O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Barras, vem desenvolvendo o projeto “O Esporte a Favor do Saber” no ambiente escolar.
Com diversas atividades aplicadas ao longo do ano, o projeto tem o intuito de contribuir para a formação do ensino e a prática do esporte como instrumento benéfico à formação da personalidade e a socialização do estudante.
Como parte do projeto, foi realizada, nesta quinta-feira (4), a abertura dos Jogos Interclasse para seleção dos atletas que participarão dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí 2024 (JEPEPs).
A professora de Educação Física e orientadora do projeto, Sandra Araújo, afirma que o esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. “O esporte tem esse poder de envolver os jovens, aumentando a cooperação, a socialização e desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre eles. Por isso, estamos sempre incentivando nossos estudantes a praticar esportes e participar de competições porque entendemos que os benefícios serão colhidos em sala de aula, com alunos mais dispostos a aprender e focar também em outras disciplinas”, destacou.
Para inserir estudantes cada vez mais no esporte e descobrir novos talentos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) lançou esse ano o Seduc Esportiva, programa que vai sistematizar de maneira pedagógica e esportiva a oferta do componente extracurricular Esporte Educacional nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.
“Nosso objetivo é que todas as nossas 644 escolas tenham uma modalidade esportiva. Vamos desenvolver ações inclusivas e democráticas facilitadoras do processo da formação educacional dos alunos da rede pública de ensino para proporcionar vivências esportivas nas diferentes etapas da vida escolar, exigindo superação de dificuldades, desenvolvimento de qualidades formativas, como integração, solidariedade, cooperação e respeito, aprimorando os princípios éticos e o espírito competitivo saudável”, detalhou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.