21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Seduckacton vai levar estudantes da rede estadual para Estados Unidos e Coreia do Sul

O secretário Washington Bandeira apresentou as 10 equipes vencedoras da segunda fase do hackathon da Seduc para o governador Rafael Fonteles

12/04/2024 às 00h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta quinta-feira (11), no Palácio de Karnak, das mãos do secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, o resultado com as 10 equipes vencedoras da segunda etapa do 1º Sedukcathon, o hackathon da Seduc. Ao final da competição, estudantes da rede estadual farão intercâmbio nos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Foram 1500 inscritos na primeira fase. Destes, foram classificados 150 estudantes para a segunda fase, formaram 30 times, que apresentaram projetos de programação, inteligência artificial para resolverem desafios de suas escolas, com orientação dos professores.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A terceira fase será nos dias 24 a 26 de abril, uma imersão de três dias no Centro de Convenções de Teresina (CTT). Seis times serão vencedores, sendo que quatro times irão para um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na Coréia do Sul, totalizando 30 alunos com a experiência de um intercâmbio internacional.

O governador Rafael Fonteles explica que os intercâmbios são frutos de parcerias realizadas a partir das missões internacionais empreendidas aos Estados Unidos e Coreia do Sul. "Estudantes da rede pública estadual estão produzindo conhecimento tecnológico nas escolas da rede estadual. Eles terão a oportunidade de estudar em centros globais de tecnologia", considera.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Washington Bandeira, secretário estadual de Educação, explica que os estudantes vão conquistar as vagas dos intercâmbios após um minucioso processo avaliativo. "Os estudantes passaram por uma prova objetiva com conhecimentos técnicos da área e língua inglesa. Então, foram apresentados projetos para resolverem desafios de escolas públicas do Piauí. Eles vão passar um mês fazendo cursos de tecnologia da informação na sede do MIT. Na Coreia, vão conhecer uma universidade em Seul", acrescenta.

Sobre o Sedckathon

O Seduckathon é uma competição de programação envolvendo os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Seduc, regularmente matriculados nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, com o objetivo de selecionar alunos e professores para intercâmbio internacional.

Lista de equipes vencedoras

1- Parnaíba (1ª GRE)
2- Pio IX (16ª GRE)
3- Teresina (21ª GRE)
4- Campo Maior (5ª GRE)
5- Cocal dos Alves (1ª GRE)
6- Paulistana (17ª GRE)
7- Monsenhor Gil (18ª GRE)
8- Guaribas (13ª GRE)
9- Teresina (4ª GRE)
10- Batalha (2ª GRE)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade