O estado do Piauí avança em inovação e segurança pública. Nesta sexta-feira (12), a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí – Etipi, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), apresentou a tecnologia CellGuard para o Governo da Bahia.
A ferramenta faz parte do portfólio da Etipi, através da gerência de produtos e soluções, e é um robusto sistema que, por meio da tecnologia aplicada, tem se destacado nacionalmente por sua eficiência na recuperação de celulares roubados.
Com o CellGuard, o setor de inteligência da polícia do Piauí conseguiu rastrear e devolver aparelhos roubados, através do cruzamento de informações de registros dos furtos e roubos. A ideia agora é expandir a ferramenta e contribuir ainda mais com a segurança do país.
O presidente da Etipi, Ellen Gera, enfatizou a importância da parceria com a SSP-PI e o impacto positivo da ferramenta na segurança pública. "Estamos apresentando, junto à SSP, com o secretário Chico Lucas, a tecnologia CellGuard para o Governo da Bahia. Essa tecnologia tem colaborado com a segurança pública no estado para recuperação de celulares. É a tecnologia do Piauí colaborando com a segurança pública brasileira", destacou Ellen Gera.
Protocolo será incorporado a programa do Ministério da Justiça
Com o êxito da ferramenta, o governador Rafael Fonteles apresentou ao ministro Ricardo Lewandowski o protocolo de recuperação de celulares criado e implementado pelo Governo do Piauí. A iniciativa, reconhecida pelo Ministério como uma prática inovadora, será adotada como uma política nacional de combate ao furto e roubo destes aparelhos.
No primeiro trimestre de 2024, o número de roubos de telefones móveis no Piauí reduziu 44%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O protocolo será incorporado ao Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça. Devido ao sucesso da iniciativa, outros estados da federação, como o Ceará e Bahia, têm buscado informações para criarem seus protocolos.