22°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Piauí apresenta CellGuard para o Governo da Bahia

Em reunião virtual com a equipe baiana, Ellen Gera, presidente da Etipi, deu detalhes sobre a ferramenta, que tem se destacado nacionalmente na rec...

12/04/2024 às 17h16
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O estado do Piauí avança em inovação e segurança pública. Nesta sexta-feira (12), a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí – Etipi, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), apresentou a tecnologia CellGuard para o Governo da Bahia.

A ferramenta faz parte do portfólio da Etipi, através da gerência de produtos e soluções, e é um robusto sistema que, por meio da tecnologia aplicada, tem se destacado nacionalmente por sua eficiência na recuperação de celulares roubados.

Com o CellGuard, o setor de inteligência da polícia do Piauí conseguiu rastrear e devolver aparelhos roubados, através do cruzamento de informações de registros dos furtos e roubos. A ideia agora é expandir a ferramenta e contribuir ainda mais com a segurança do país.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Piauí apresenta CellGuard  para o Governo da Bahia (Foto: Thanandro Fabrício / Etipi)

O presidente da Etipi, Ellen Gera, enfatizou a importância da parceria com a SSP-PI e o impacto positivo da ferramenta na segurança pública. "Estamos apresentando, junto à SSP, com o secretário Chico Lucas, a tecnologia CellGuard para o Governo da Bahia. Essa tecnologia tem colaborado com a segurança pública no estado para recuperação de celulares. É a tecnologia do Piauí colaborando com a segurança pública brasileira", destacou Ellen Gera.

Protocolo será incorporado a programa do Ministério da Justiça

Com o êxito da ferramenta, o governador Rafael Fonteles apresentou ao ministro Ricardo Lewandowski o protocolo de recuperação de celulares criado e implementado pelo Governo do Piauí. A iniciativa, reconhecida pelo Ministério como uma prática inovadora, será adotada como uma política nacional de combate ao furto e roubo destes aparelhos.

No primeiro trimestre de 2024, o número de roubos de telefones móveis no Piauí reduziu 44%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O protocolo será incorporado ao Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça. Devido ao sucesso da iniciativa, outros estados da federação, como o Ceará e Bahia, têm buscado informações para criarem seus protocolos.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.