21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Professor da rede estadual do Piauí apresentará case de Inteligência Artificial em evento no Rio Grande do Sul

O professor foi selecionado para participar do painel "Sessão de Cases - Educação Básica" devido ao trabalho desenvolvido na Unidade Escolar Franci...

16/04/2024 às 09h38
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O professor da rede pública estadual do Piauí, Eduardo Silva Mineiro, está prestes a compartilhar as suas experiências e boas práticas no evento InovaEduBr Summit 2024, que será realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Eduardo leciona em três escolas estaduais, jurisdicionadas à 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), no município de Castelo do Piauí: Unidade Escolar Francisco Sales Martins, Unidade Escolar Eulina Campos e Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso.

O professor foi selecionado para participar do painel "Sessão de Cases - Educação Básica" devido ao trabalho desenvolvido na Unidade Escolar Francisco Sales Martins. Neste trabalho, Eduardo utilizou ferramentas on-line para auxiliar os alunos no aprendizado de Inteligência Artificial – especificamente na aplicabilidade prática de uma rede neural artificial (aprendizagem de máquina).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante o experimento, o professor enfrentou desafios, como a adaptação dos alunos ao ambiente virtual de aprendizagem. No entanto, os resultados foram satisfatórios com os alunos demonstrando um bom entendimento dos conceitos de Inteligência Artificial e da aplicação de redes neurais artificiais.

“As atividades práticas, como o uso do Google Sala de Aula, para compartilhar materiais, e o Quick Draw, para desenhos interativos, foram particularmente bem recebidas pelos alunos e desenvolvidas significativamente para o engajamento e aprendizado. A implantação da disciplina é mais que necessária, tendo em vista que a globalização necessita de pessoas qualificadas, principalmente em tecnologias”, explica o professor.

É importante destacar que o Piauí foi pioneiro ao incluir a disciplina de IA na educação Básica. Essa iniciativa impactará 120 mil estudantes da rede pública estadual, envolvendo alunos do 9º ano do ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio em 2024.

“Esse é um projeto pioneiro no Brasil, em parceria com o Google, uma big tech, que colocou nosso país no mapa dos que já ofertam essa disciplina e que vai preparar nossos jovens piauienses para essa nova realidade mundial”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

A participação de Eduardo Silva Mineiro no InovaEduBr Summit 2024 será uma oportunidade para compartilhar e aprender com outros profissionais engajados na transformação da educação, por meio da inovação e da tecnologia.

A Sessão de Cases - Educação Básica está programada para quarta-feira (17), das 10h30 às 12h, dentro do InovaEduBr Summit 2024. O evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir e compartilhar conhecimentos sobre educação, inovação e tecnologia, sob o tema "A revolução da educação com as novas tecnologias e inteligência artificial".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade