21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

PGE-PI celebra acordos feitos em 2023 e espera manter a média neste ano

Os acordos estabelecidos entre os órgãos da administração pública e particulares atingiram o aporte estimado em R$ 4 milhões aos cofres do Estado.

16/04/2024 às 12h24
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) tem alcançado bons números quando o assunto é estabelecer acordos. A principal responsável por isso é a Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos Administrativos da PGE-PI (Cemapi), que registrou, somente no ano de 2023, oito acordos celebrados, o que representa cerca de 67% de êxito sobre as sessões realizadas.

Os acordos estabelecidos entre os órgãos da administração pública e particulares atingiram o aporte estimado em R$ 4 milhões aos cofres do Estado, gerados pelas cobranças administrativas, ressarcimento ao Poder Público, demandas envolvendo servidores e regularização fundiária. Para o procurador Luiz Filipe Ribeiro, esses acordos desburocratizam os processos e tornam as relações mais cordiais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Optar pela autocomposição, sobreleva o princípio da eficiência à medida em que potencializa os resultados e minimiza os custos administrativos, de forma célere e satisfatória”, completou o procurador-chefe da Cemapi.

Para 2024, a Procuradoria espera manter a média de acordos. No ano anterior, foram oito acordos em 12 sessões realizadas, neste ano, somente até o início de abril, dois acordos foram celebrados em três sessões. 

“Os acordos celebrados no âmbito da Cemapi trazem respostas rápidas e adequadas às demandas geradas e importam em redução de custos, economia para os cofres públicos, além de proporcionar a satisfação dos interesses dos envolvidos”, destacou o procurador Luiz Filipe.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo o procurador-geral, Pierot Júnior, é muito mais importante que esses processos sejam resolvidos por meio de acordos, uma vez que é aberto um cenário de debate e resolução.

“A Cemapi está avançando como espaço de diálogo, rompendo barreiras por meio de um novo paradigma baseado na cooperação. É necessário que possamos agilizar essas tratativas, pois nos garante mais tempo hábil e menos custos ao Estado.”, disse o procurador-geral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.