21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

XXI Semana dos Povos Indígenas será aberta no Museu do Piauí nesta quarta-feira (17)

Evento começa nesta quarta com apresentação do Toré, ritual feito com os povos originários.

16/04/2024 às 15h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A XXI Semana dos Povos Indígenas será aberta, nesta quarta-feira (17), às 8h30, no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, na Praça da Bandeira, com a apresentação do ritual Toré, uma dança realizada por integrantes das comunidades indígenas que estarão presentes ao evento que segue até sexta-feira, dia 19, quando se comemora, no Brasil, o dia do Índio.

Segundo a diretora do Museu, Dora Medeiros, o Toré é um ritual, uma dança em círculo, em que os indígenas costumam fazer em qualquer cerimônia, sejam de alegria ou os mais solenes.

Realizado pela Secretaria da Cultura e apoio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e Superintendência de Igualdade e Povos Originários (Suirpo), o evento terá a participação da Cacica Delzenir Pereira (Gueguê-Uruçuí), do Cacique Henrique Manoel (Tabajara Tapuio - Lagoa de São Francisco) e Cícero Dias (Liderança indígena Tabajara Piripéri).

"O primeiro dia será o auge da programação, teremos participação de alunos das redes pública e privada e vamos exibir vídeos com mensagens do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias", explica Dora, citando que o secretário de Estado da Cultura, Carlos Adalberto Anchieta, também fará homenagens aos povos indígenas.
"Teremos um momento de integração dos representantes indígenas com os estudantes", disse Dora.

De acordo com a diretora, há 21 anos esse evento é realizado no Museu do Piauí. "Estamos contribuindo para o desenvolvimento das comunidades indígenas para que alcancem suas demandas e isso vem ocorrendo com êxito, sobretudo, na questão de suas terras", explica, enfatizando que há políticas públicas voltadas para os povos originários, como a criação de ministério.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade