21°C 39°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sudarpi lança projeto de curadoria Casa do Artesão Design Mestre Albertino

O projeto vai ampliar o desenvolvimento comercial e consolidar o artesanato piauiense enquanto setor econômico.

17/04/2024 às 10h49
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou o projeto Casa do Artesão Design Mestre Albertino, que tem como objetivo realizar a curadoria de peças artesanais piauienses. O objetivo é ampliar o desenvolvimento comercial e consolidar este ofício enquanto setor econômico.

De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, um dos intuitos do projeto é desenvolver ações de valorização e fortalecimento dos artesãos. “Ao lançar a Casa do Artesão Design Mestre Albertino criamos uma referência ímpar na curadoria, comercialização e divulgação dos produtos artesanais, proporcionando aos artesãos do Piauí um ambiente propício para expandir seus negócios. Além disso, buscamos consolidar o artesanato enquanto setor socioeconômico,preservando as características da cultura e da identidade piauiense”, destaca.  

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A iniciativa leva o nome do artesão Mestre Albertino, por reconhecer e celebrar sua contribuição significativa para o artesanato piauiense por meio do seu legado na arte santeira. 

Uma das primeiras ações que o projeto abraça é a participação do artesanato na 1ª Mostra de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo (Casacor) Piauí. E para consolidar o projeto foi lançado um edital para a seleção de produtos artesanais, por meio da curadoria da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, para a comercialização na Mostra.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo a gerente da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, Juliana Galvão, esse projeto é uma etapa importante para transformar o artesanato piauiense em uma vitrine nacional. “Por meio da curadoria especializada podemos incentivar, valorizar e divulgar as peças artesanais que foram produzidas com técnicas e habilidades. Além disso, contamos uma história que representa nossa cultura, nossa identidade e agregamos valor econômico a isso”, frisa.

Como participar da Casacor Piauí

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) está disponibilizando 12 vagas para artesãos individuais que desejem participar da Casacor Piauí, que ocorre entre os dias 16/05 a 30/06/2024.

As inscrições para participar do evento devem ser realizadas até o dia 19 de abril de forma presencial, na Sudarpi, localizada na rua Paissandu, das 8h às 12h, ou ainda de de forma on-line, através do site: www.artesanatopiauiense.pi.gov.br .
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade