22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Idepi retoma construção da Barragem de Atalaia que impulsionará segurança hídrica no Piauí

Projeto ultrapassou os 80% de execução e levará benefícios para a população da região de Sebastião Barros.

17/04/2024 às 13h29
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) retomou as obras da Barragem de Atalaia, no município de Sebastião Barros. Com um investimento estimado em R$ 55,2 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o reservatório se destaca como uma das principais obras de infraestrutura do Estado. A barragem tem um coroamento de 2.581m com altura de 24m e capacidade de acumulação de água 211 milhões m³. 

“A retomada das obras é uma notícia aguardada com grande expectativa pelos moradores de Sebastião Barros e arredores, que enfrentam desafios relacionados à escassez de água e à falta de infraestrutura hídrica adequada. O projeto já ultrapassou os 80% de execução e as equipes do Idepi estão atualmente concentradas na fase de supressão vegetal, um passo fundamental para o avanço das obras. A previsão é que ela seja concluída até o fim de 2024.”, comentou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O projeto de construção tem definido os critérios de compensação ambiental por conta do processo de supressão vegetal. A reposição florestal será realizada por meio do plantio de espécies nativas, em área equivalente à da supressão e na mesma bacia hidrográfica. Considerando ainda o risco de ocorrência de acidentes com espécimes da fauna silvestre durante o processo, serão adotadas medidas preventivas com foco no afugentamento e resgate da fauna silvestre das espécies mais suscetíveis à ocorrência de acidentes devido à baixa capacidade de mobilidade, como répteis e anfíbios, e também a preservação e salvamento de ovos e filhotes da fauna.

Para o diretor do Idepi, a retomada da obra aponta para a melhoria das condições de vida em toda a região. "A Barragem de Atalaia é um projeto crucial para o desenvolvimento socioeconômico do Piauí, especialmente para as comunidades que enfrentam dificuldades relacionadas à falta de água. Estamos empenhados em garantir que essa obra seja concluída com êxito, trazendo benefícios para a população local", afirmou

Além de promover a segurança hídrica, a conclusão da Barragem de Atalaia representa um impulso significativo para a economia regional, criando oportunidades de emprego e estimulando o crescimento de diversos setores, como agricultura, piscicultura, pecuária e turismo. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Outra ação socioambiental é o assentamento de moradores que vivem em áreas que serão alagadas com a Barragem de Atalaia. Serão entregues dois assentamentos com 44 casas cada um. O sorteio das casas será este mês. 

“A barragem será boa demais, pois nós vamos ter água, porque a gente tem uma situação de seca aqui grande. Eu vou sair aqui dessa área e quando eu passar para a área nova e lá eu quero fazer um criatório de peixe. Lá, também, vai ser bom para quem quiser criar um gado, produzir leite e queijo, fazer uma horta também”, afirmou Eugênio Ribeiro, morador da região. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.